segunda-feira, 10 de julho de 2006

O vexame do craque


E eis que no último ato de sua carreira de jogador, o Zidane resolve dar vexame...

Mas também... convenhamos: era hora do Materazzi xingar a irmã do jogador e mandar o Zizou pra casa do Juvenal?

Bom, pra Itália ganhar o campeonato, tudo é válido. Até chamar na xinxa o melhor jogador da Copa.

Sim... melhor jogador sim! Por que é que eu vou ser obrigado a concordar com os gato-mestres de plantão que dizem que foi uma "Copa das defesas" e eleger o anão-de-jardim Fabio Cannavaro como o craque deste Mundial? Justiça seja feita: Cannavaro é um pequeno-grande zagueiro, na melhor tradição de Baresi e Maldini.

Mas vamos ser menos realistas que o Rei de França e reconhecer que com todo o seu temperamento intempestivo, com toda a agressão ao zagueiro italiano - que de santo não tem nada - Zidane bateu um bolão em suas últimas partidas como jogador.

Ninguém me tira da cabeça que ele arrumou a suspensão pra não jogar contra Togo, confiando que o Vieira e o Henry fariam dois favores pra ele: um presente de aniversário e a classificação para as oitavas-de-final.

Promessa cumprida, Zidane provavelmente falou o seguinte: "Agora eu resolvo."

E resolveu.

Contra Espanha, Brasil e Portugal.

Quase fez o mesmo contra a Itália. Só que como o danado do craque entende bem italiano, porque jogou na Juventus de Turim, ele entendeu o xingamento do Materazzi e nocauteou o camisa 23 da Itália com uma cabeçada digna de lutador de telecatch.

O último ato do Zidane como jogador foi simplesmente deplorável.

Qualquer torcedor francês diria... "Ah Zidane... que merde!"

Mas como sua carreira e o talento contam muito mais do que uma expulsão - só não sei se ele pedirá desculpas - acho que a FIFA deveria ser justa e dar a Bola de Ouro a Zidane como o Melhor Jogador da Copa da Alemanha.

Porque, se houve lampejos de futebol nesta competição, foi graças à ele.

Nenhum comentário: