quinta-feira, 20 de julho de 2006

Relíquia IV

E a caça por fotos de motos artesanais continua.

Agora vou postar duas delas. Essa aí é a Morbidelli 500cc, de 1981.


Sabem quem é o piloto acima?

É Graziano Rossi, pai do fenomenal Valentino Rossi. Com essa moto, porém, ele não marcou um único ponto no Mundial daquele ano.

Outra máquina sensacional é a Fior-Suzuki, protótipo construído por Claude Fior e que recebeu por muitos anos diversas variantes mecânicas e técnicas.

Esta é a máquina de 1983, pilotada pelo francês Jean Lafond em duas corridas. Notem o tamanho do quadro da moto.


3 comentários:

Anônimo disse...

Boa Mattar ,o Graziano Rossi pode não ter sido o melhor ,mas foi muito criativo ,foi ele o primeiro piloto a pirar nas pinturas de capacete ,em 82 ele apareceu com um desenho de contos de fadas com céu azul ,castelo e tudo mais,uma loucura!
A carreira dele foi medio.Fez boa temporada em 79 como privado e no mesmo ano andou de Morbidelli500 e andava rapido ,mas a maquina quebrava sempre,foi promovido a segunda suzuki gallina(nava)em 80 ,foi regular mas não venceu nenhuma corrida (Lucchinelli foi terceiro),em 81 voltou pra morbidelli (foto) mas não fez pontos,em 82 fez parceria com Crosby na Yamaha agostini(Marlboro)só que correu todo o ano de TZ500 enquanto Crosby(vice) correu com prototipo de fabrica,foi um ano de desilusão pro Rossi se desentendeu com o Agostini e resolveu parar.

Jonny'O

Anônimo disse...

Quanto a Fior ,talvez essa ai da foto seja (na minha opinião)uma das mais belas maquinas,era muito divertido ver a criatividade dos independentes nas 500 e 250,infelizmente tudo acabou,e de maneira mais suja, o ultimo dos moicanos ,o time Paton (correu até 2001) foi proibido de participar da MotoGP ,um absurdo!
O time Paton fazia tudo até motor e era entre os privados o mais antigo ,foi uma verdadeira sacanagem!

Jonny'O

Anônimo disse...

Valeu por dar essa volta ao passado da motovelocidade e do nosso automobilismo. Não sei o motivo, mas fico com a impressão de que antes as coisas eram mais divertidas do que hoje em dia (tirando a motovelocidade e o turismo). Estarei sendo muito saudosista?