quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Os F-1 que nunca correram - III

Continua a busca pelas máquinas de F-1 que nunca viram o sinal verde numa largada de Grande Prêmio.

O terceiro astro do lote é o McGuire BM1, do piloto australiano Brian McGuire.

Rival de Alan Jones no automobilismo regional, ele brilhou na F-3 de seu país com um Brabham antes de, com recursos próprios, comprar um chassi Williams FW04 de Fórmula 1 e adaptá-lo para competir na Fórmula 5000, onde venceu em Thruxton sob chuva.

Este mesmo carro, com outra especificiação, serviu de base para o McGuire BM1, com a ajuda do antigo projetista do FW04, Ray Stokoe. A única aparição do carro foi na pré-classificação do GP da Inglaterra, em Silverstone, com 40 inscritos buscando 26 vagas - entre eles um certo Gilles Villeneuve, oriundo da Fórmula Atlantic e de provas de trenó motorizado.



McGuire fez um tempo 5,2 segundos pior que a pole position de James Hunt e como consolo não foi o último colocado porque o finlandês Mikko Kozarowitzky, que alinhava um March, sofreu um acidente e não melhorou seu tempo.

Algumas semanas depois, em Brands Hatch, numa prova do Shellsport de F-5000, McGuire sofreu um grave acidente na curva Stirling Moss, em razão do rompimento de um dos eixos do monoposto. Pedaços do carro voaram em todas as direções e três comissários foram feridos.

John Thorpe, um dos oficiais de pista, morreu. E Brian McGuire também não resistiu aos ferimentos, falecendo no dia 29 de agosto de 1977.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse McGuire BM1 foi feio !
Mas é brincadeira o que tinha de aventureiro na F1, já pensou ,40 carros !
Eu particularmente tenho saudades desse tempo, dava uma graça ao esporte, ou melhor , assim é um esporte.
Boa Mattar!

Jonny'O