quarta-feira, 20 de setembro de 2006

As "Merças" de ontem

O imbecil aqui esqueceu de dizer: quem mandou a foto do Carlo Chitti foi o blogueiro e amigo Filipe Werneck, a. k. a. FilipeW. Tá feito o registro.

Só que ele resolveu além dessa, mandar outras três fotos. E eu vou compartilhá-las com vocês.

A primeira é do último Esporte Protótipo da marca da estrela de três pontas, feito em associação com a Sauber - e antes do projeto Fórmula 1 tomar corpo. Trata-se do modelo C292, que disputaria o último Mundial da categoria e que não saiu da garagem. Notem pela foto abaixo que o carro guarda semelhanças com o projeto C291, que poucos viram correr, e com o Jaguar XJR-14 - carro este que naquele ano de 92 continuou nas pistas sob o nome de... Mazda, rebatizado com a sigla MX01 e equipado com o propulsor Judd V-10.


A foto abaixo mostra o motor que equiparia o bólido: um boxer 12 cilindros, que em banco de provas chegou a atingir assustadores 680 HP... imaginem só o torque do bicho!

A terceira e última foto mostra uma jóia raríssima do acervo de carros construídos pela Mercedes.

O modelo abaixo, que mais parece um passarinho, é o modelo T80.

De espantar que o projeto seja de 1939! E mais incrível ainda: este carro é de autoria de Ferdinand Porsche e foi concebido para bater o recorde de velocidade pura em terra firme.

Numa época em que chegar a 350 km/h era uma temeridade, o T80 vinha dotado de um motor V-12 de origem aeronáutica, com 3 mil HP (!!!!) e um empuxo fantástico, capaz de fazer o carro chegar fácil a 600 km/h.

Mas, como bem dito pelo FilipeW no e-mail com as fotos anexadas, "aí veio a Segunda Guerra, que literalmente 'cortou as asas' do projeto."

Pena, não?

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande FillipeW, esse C292 era muito bonito ,pena mesmo que não correu ,lembro de uma Auto Sprint de 1992 ,uma materia completa com detalhes sobre a nova temporada.
Quando vi aqueles novos prototipos fiquei maluco ,nem imaginava que o negocio todo seria o maior fracasso.
Uma pena.

Jonny'O