quinta-feira, 28 de setembro de 2006

A concorrência abre fogo contra os "Senhores dos Anéis"

As corridas de Esporte Protótipos e Grã-Turismo voltaram a ser um excelente filão explorado pelas montadoras. Têm se tornado muito atrativas e a temporada de 2007 promete ser ainda melhor que esta que terminará dentro de algumas semanas com o fim do campeonato da American Le Mans Series.

Não obstante, o Salão Internacional de Paris abriu suas portas para o lançamento de duas novas máquinas: uma é a evolução natural de uma espécie que brilhou em pistas americanas. A outra, esta sim, uma novidade e tanto.

Finalmente veio à luz o Peugeot 908, o novo projeto da marca do Leão para disputar - e vencer, claro - as 24 Horas de Le Mans e também a Le Mans Series.


Pela foto acima da maquete apresentada com toda pompa, dá pra notar que o novo carro já está dentro do regulamento do Automóvel Clube do Oeste que prevê, para a classe LMP1 (a partir de 2008), protótipos com carroceria fechada, ao estilo dos velhos e saudosos carros do Grupo C que fizeram história entre 1979 e 1993.

A exemplo do já vitorioso Audi R10, o Peugeot 908 vem dotado de um motor turbodiesel de 5,5 litros e 12 cilindros com um ângulo de bancada nunca antes visto num protótipo. Os nomes dos seis pilotos que deverão trabalhar sob o comando de Serge Saulnier ainda não foram revelados - tudo indica que isso aconteceu porque muitos deles estão em Road Atlanta, para a Petit Le Mans, penúltima etapa do certame da ALMS.

Especula-se que Olivier Panis já teria assinado, bem como outro francês, Eric Hélary. Como diz um conhecido colunista de um jornal de grande circulação... a conferir.

Por seu turno, a Porsche não deixou por menos e, com uma guaribada bacana em sua máquina que já assustou a Audi nos EUA, apresentou o RS Spyder EVO.


Lógica e evidentemente, a sigla denota que há uma evolução técnica. Mas será que a mecânica não será mexida para o protótipo transformar-se num LMP1 um dia? A torcida para isso é grande...

A novidade para o próximo ano é que além da Penske Motorsports nos EUA, diversas outras equipes vão usar os chassis RS Spyder para competirem na Le Mans Series e provavelmente em Le Mans.

Sob fortíssima especulação estão as escuderias Cirtek, Sebah e IMSA Performance Matmut - esta última pode optar por continuar na GT2 com o novíssimo Porsche 997 GT3 RSR.

Outra grande novidade recai sobre a Pescarolo, que foi nos últimos dois anos a pedra no sapato da Audi em Le Mans e que acabou de conquistar o bicampeonato da Le Mans Series, garantindo assim duas vagas automáticas para as 24 Horas de 2007.

O antigo vencedor da clássica prova francesa, em entrevista para o ótimo site de notícias Endurance-Info disse que sua equipe passará também à condição de construtora de chassis. Por 50 mil euros cada, três equipes já estão interessadas nesse projeto: a Lister Cars, a Kruse Motorsport e a Paul Belmondo Racing, uma vez que o chassi LC75 da Courage dificilmente será vendido para outras equipes além da Highcroft Racing e da Andretti-Green, que correrão nos EUA com os carros franceses e motores Acura (Honda).

Em sendo assim, alguém tem dúvidas de que 2007 será sensacional?

7 comentários:

Anônimo disse...

quem acha que o peugeot ficou com uma cara de 917?
eu pelo menos achei, mas quem discordar mande sua opinião.
com uma boa visibilidade nos mercados americano e europeu, um custo infinitamente inferior a F1, e saudavel que as montadoras descubram as corridas de carros esporte.
volto a torcer por um mundial novamente, o duro e tirar eclestone e sua quadrilha da area, vão querer ganhar juntos.
assim que o porsche rs andar com os carros da lmp1, eles certamente farão um carro para lmp1 somente.
o pescarolo pode ate reclamar de não ganhar le mans, mas de resto ele e um sucesso, espero que continue assim, so não repita nunca mais a sacanagem que fez com o bouchut.

Anônimo disse...

Rodrigo,

Como gosto da Peugeot e não gosto (não torço) para AUDI, tomara que este foquete mande a alemãozada para casa. Bonito pacas este foguete.

Anônimo disse...

Boa Mattar!
Corridas de resistência tem que ter fabrica Francesa, se não perde a graça.
E a Peugeot está devendo,depois do mico que foi na F1.
E pra mim ,voltar os carros fechados é uma otima noticia, dá impressão que os prototipos abertos chegaram a um limite de idéias e entraram em uma mesmice nos desenhos.
Vamos ver....

Jonny'O

Anônimo disse...

Não tenho. eehehehehe

Está na hora de o Grid Motor mostrar a Le Mans Series ou a ALMS né não? Nem que seja um vt de 15 minutos, está valendo...

PS: o Peugeot 908 é lindo demais!!!

Anônimo disse...

O bicho vai pegar vai ser cada um por si e todos contra a Audi.

Ano que vem com certeza deve ser dos melhores, afinal junte Peugeout e o seu v12 diesel de angulo aberto, os novos Pescarolo, Radical, Porsche RS Spyder (que já anda dando uma calor nos Audi na ALMS) e ainda escutei falar de um motor Cosworth para categoria LMP1.

Enfim os ingredientes estão ai, resta aguardar e torcer ! hehehe

Anônimo disse...

Mattar,

acho que esta Porsche preparada em Stutgart e remontada em Mooresville vai dar muito trabalho pois a Penske está aplicando um bom montante de grana neste projeto !!!!

Aguardem !!!!

Anônimo disse...

Queeeeeeisso, hein?
Puta Peugeotzão! Dá vontade de ter um na garagem, isso sim!