terça-feira, 19 de setembro de 2006

Criador e criatura

Muita gente pode estar se perguntando: quem diabos é Carlo Chitti?

O engenheiro italiano, morto em julho de 1994, foi cabeça-de-ponte em diversos projetos mecânicos no automobilismo, começando com a Alfa Romeo 3000 CM nos idos de 53, passando pela malfadada escuderia Auto Tecnica e Sport (ATS) na década de 60 e voltando à Autodelta.

Chitti foi o pai da Alfa T33 e de seus modelos predecessores até 75. Construiu o motor Boxer usado pela Brabham e depois o V-12 que levou a Alfa de volta à Fórmula 1. Ele por lá ficou até 84, quando fundou a Motori Moderni e fez propulsores turbo para a pequena e então estreante Minardi.

Depois, como já foi dito, projetou e concebeu o malogrado motor Boxer de 12 cilindros a 180º que a Subaru encampou para equipar o bonde da Coloni em 1990.

Pois aí estão criador e criatura - com vocês, Carlo Chitti e o enooooooorme motor Subaru-Motori Moderni.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não podemos deixar de mencionar a maior obra do Chitti ,que foi a Ferrari nariz de tubarão campeã em 1961 .O Chitti foi um dos rebeldes que deixaram a Ferrari para fundar a ATS ,para depois fundar a Auto Delta onde seria a base de desenvolvimento das corridas para a Alfa Romeu ,outro sucesso dele foi as alfetas GTA desenvolvidas na Auto Delta que dominaram o europeu de turismo no final dos anos 60, e que fizeram muito sucesso no Brasil.

Jonny'O