quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Pequenas maravilhas

Eu sou um colecionador contumaz de miniaturas. A grana anda curta e não consigo comprar como gostaria, mas me satisfaço com o que posso e o que tenho. São mais de 300, entre carros e motocicletas.

A maioria da minha coleção é do tipo matchbox - caixinha de fósforo - porque vinham numa embalagem semelhante à do útil artefato. Quando eu era criança, tive centenas de modelos, não só da própria marca Matchbox, outros tantos da Majorette, alguns da Corgi e de outras marcas que a memória omitiu.

Lembro de ter tido a Ferrari 312T do Lauda, o Shadow DN5 (pintado de branco!), a Matra MS670 - que na minha delicadeza infantil perdeu a tampa do motor em semanas - e outros modelos de carro. O primeiro que tive, inesquecível, foi um Lamborghini Marzal, devidamente destruído com o passar dos anos.

Na adolescência, deixei pra lá as miniaturas, mas depois que consegui um emprego estável e espaço pra poder fazer minha coleção, lá estava eu comprando Hot Wheels, Matchbox, Majorette e outras preciosidades, como nos velhos tempos em que meu pai vinha com aquela saraivada de carrinhos.

Vou compartilhar com vocês algumas das minhas jóias e eu começo por um carro que é especial.


Aqui acima, está a Ferrari 250 LM de 1965, número 21, que deu a vitória a Jochen Rindt e Masten Gregory nas 24 Horas de Le Mans. Foi também o carro da última conquista da Ferrari na classificação geral pois, como já descrito no post Memória Le Mans - Resposta à americana, a Ford reuniu armas e bagagens para derrotar a Casa de Maranello depois que Enzo Ferrari recusou-se a vender seu patrimônio para os ianques de Detroit.

Aguardem que muito mais virá.

4 comentários:

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Ah, nao vale! Eu ia publicar essa no meu blog amanha!!! Bom, tudo bem, vou publicar do mesmo jeito... :-P

Muito lindo esse carrinho, e histórico para a "minha" Áustria. Estou ansioso para ver as outras preciosidades da sua colecao, meu caro!

Abs!

Anônimo disse...

Como já até falei no blog do Ico tenho poucas atualmente pois numa daquelas "limpezas de mãe" foram quase todas embora, uma pena !
Tinha uma que até hoje me da dor no coração pois era da Lotus 72 do Emerson e vinha junto tb uma Lotus Eclat com pintura da JPS e um reboque para o F1.
atualmente tenho uma Mclaren f1 versão le-mans de cauda longa, um Mercedes CLK GTR, um Porsche 911 GT1, Ferrari F40 e um Opel calibra DTM, todas 1/18.

abs

Filipe W

Anônimo disse...

Lindo carro. Tenho algumas nesta escala. Também estou colcoando as minhas miniaturas no meu blog.

Anônimo disse...

Caro Rodrigo

� a primeira vez que acesso seu blog, mas j� o conhe�o da Sportv, do Bligdogomes e at� de um Farn�l do #96 em Interlagos.
Mas agora. que alem de carros e coirridas, ainda vai falar de miniaturas e suas hist�rias, vou virar leitor assiduo.
Esta Ferrari, tbm tenho, comprei a umas duas semanas atr�s e vejo que o mundo de loucos por "carrinhos", � muito maior que eu imagino.
Abra�os
Anselmo / S�o Bernardo do Campo