segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Le Mans é aqui!




Cresce a expectativa em torno do segundo evento mais aguardado do automobilismo no Brasil. O primeiro, claro, é a Fórmula 1 no dia 21 de outubro. Algumas semanas depois, a partir do meio-dia de 10 de novembro, a Le Mans Series abrilhantará mais uma edição das Mil Milhas em Interlagos.

A organização trabalha incansavelmente e prevê a presença de mais de 40 carros no grid. Trinta e seis deles virão da Europa, pelo menos quatro dos EUA e outros três - todos modelos da classe GT2 - de equipes brasileiras.

Uma fonte super confiável me informou que dois dos carros estadunidenses são o Lola / Acura de Adrián Fernandez e Luis Diaz e a Ferrari 430 da Risi Competizione com Jaime Melo Jr. / Mika Salo. Nos bastidores, trabalha-se pela presença de pelo menos mais um protótipo - não se sabe ainda qual. E surpresas podem aparecer até o anúncio oficial dos inscritos.

Da tropa européia estão praticamente asseguradas as seguintes equipes:

LMP1 - Peugeot (com dois carros), Pescarolo (trará apenas um), Courage Competition (virá com um carro apenas), Rollcentre, Arena International, Creation Autosportif, Charouz e Chamberlain-Synergy.

LMP2 - RML (a equipe de Thomas Erdos), Binnie Motorsports, Saulnier Racing, Barazi-Epsilon, Pierre Bruneau, Bruichladdich Radical, Embassy Racing, Quifel ASM Team e Kruse Motorsport.

LMGT1 - Oreca, Racing Box (na dúvida entre Saleen e Maserati), Team Modena (de Christian Fittipaldi), AMR Larbre (com pelo menos um carro), Luc Alphand Aventures (com pelo menos um carro, podendo trazer dois) e provavelmente a Doran-Lista Racing com o Maserati de Fredy Lienhard / Didier Theys.

LMGT2 - IMSA Performance Matmut, Proton-Felbermayr (com pelo menos um carro), Scuderia Villorba Corse, GPC Sport (com dois carros), Team LNT Panoz, Spyker, Farnbacher Racing e Virgo Motorsport.

As três equipes nacionais, com 90% de certeza, serão a Stuttgart Sportcar, com um Porsche GT3 RSR, a Tekprom - do Rio de Janeiro - com uma Ferrari 360, e a de Chico Longo com mais outra Ferrari - não se sabe ainda o modelo, se 360 ou 430.

Ontem, nos 1000 km de Spa-Francorchamps, com tempo instável e muitos abandonos, a vitória foi da Peugeot (de novo!) com Stéphane Sarrazin e Pedro Lamy, pela terceira vez no ano. Eles lideram a classificação na LMP1 com 36 pontos e Boullion, da Pescarolo, é o segundo a dez pontos deles.

Com o terceiro lugar na classificação geral obtido de forma brilhante na pista belga, Thomas Erdos agora soma 31 pontos ao lado do parceiro Mike Newton, liderando a pontuação na classe LMP2. O português Miguel Amaral e os espanhóis Miguel Angel de Castro e Angel Burgueño somam 24 pontos e seguem na briga.

A LMGT1 está mais disputada do que nunca. Ayari e Orteli, da Oreca (Saleen), venceram a terceira seguida e passaram a 30 pontos na classificação. Mas eles que tomem cuidado, pois Goueslard e Policand vão pra briga, já que têm 29. Luc Alphand, patrão e piloto do Corvette junto com seus compatriotas, vai correr no Mundial Cross-Country no Deserto do Atacama e estará ausente dos 1000 km de Silverstone, onde Oliver Gavin reforçará a equipe.

Por fim, na LMGT2, os surpreendentes Bob Bell e Allan Simonsen, com Ferrari, continuam no comando com 32 pontos. Marc Lieb e Xavier Pompidou, que ganharam em Spa, estão a três pontos dos líderes e prometem engrossar a disputa pelo título.

O que se conclui é o seguinte: com certeza três dos quatro títulos em jogo serão decididos em Interlagos. A possibilidade da dupla da Peugeot ganhar a LMP1 por antecipação existe, mas é bom não torcer por ela.

Não acham?

2 comentários:

Ivan Valério disse...

Estranho a Spyker na LMGT2, pois achava que ela não havia participado de algumas provas esse ano, apesar de inscrita no campeonato.
Sobre os protótipos norteamericanos, seriam algum Audi? Dificil.
Ou então o Porsche da Penske e o Acura da Andretti-Green, pois nestas ultimas poderiam colocar seus pilotos brasileiros da IRL nos carros...

Anônimo disse...

Eu estarei lá "ME" prestigiando!!!!