quinta-feira, 23 de agosto de 2007

As festas de arromba da MPB

Na música brasilera, não raras são as músicas que têm citações a artistas - quer sejam irônicas, como em "Cantor de Mambo", dos Mutantes, ou elogiosas, a exemplo de "Paratodos", do mestre Chico Buarque. O formato não é novo e foi inaugurado pela turma do iê-iê-iê - a Jovem Guarda - precisamente por Erasmo Carlos em seu clássico "Festa de Arromba".

Vejam só que festa de arromba
Outro dia eu fui parar

Presentes no local
Rádio e a televisão
Cinema, mil jornais
Muita gente, confusão

Quase não consigo
Na entrada chegar
Pois a multidão
Estava de amargar

Hey, Hey (hey, hey)
Que onda
Que festa de arromba

Logo que eu cheguei notei
Ronnie Cord com um copo na mão
Enquanto Prini Lorez bancava o anfitrião
Apresentando a todo mundo Meire Pavão

Wanderléa ria
E Cleide desistia
De agarrar um doce
Que do prato não saia

Hey, Hey (hey, hey)
Que onda
Que festa de arromba

Renato e seus Blue Caps
Tocavam na piscina
The Clevers no terraço
Jet Blacks no salão

Os Bells de cabeleira
Não podiam tocar
Enquanto a Rosemary
Não parasse de dançar

Mas vejam quem chegou de repente
Roberto Carlos em seu novo carrão
Enquanto Tony e Demétrius fumavam no jardim
Sérgio e Zé Ricardo Esbarravam em mim

Lá fora um corre corre
Dos brotos do lugar
Era o Ed Wilson
Que acabava de chegar

Hey, Hey (hey, hey)
Que onda
Que festa de arromba

Anos se passaram para que tais "homenagens" ou citações tornassem a se repetir. Estrela ascendente do rock e rainha absoluta do gênero no país ao longo dos anos 70, Rita Lee passou pela agrura de um ano de cadeia por posse de maconha e assim que foi solta, gravou o hit "Arrombou a Festa", em cujo compacto a cantora saiu vestida de presidiária na capa. A letra, hilária, misturava ironias, citações à Mauro Celso, Tom Jobim, Braguinha, Waldirene e João do Vale. Em suma: o melhor e o pior da música popular brasileira e a galera, imersa na onda da discothéque curtiu muito mais um hit da cantora.

Ai, ai, meu Deus, o que foi que aconteceu?
Com a música popular brasileira
Todos falam sério, todos eles levam a sério
Mas esse sério me parece brincadeira

Benito lá de Paula com o amigo Charlie Brown
Revive em nosso tempo o velho e chato Simonal
Martinho vem da Vila lá do fundo do quintal
Tornando diferente aquela coisa sempre igual

Um tal de Raul Seixas vem de disco voador
E Gil vai refazendo seu xodó com muito amor
Dez anos e Roberto não mudou de profissão
Na festa de arromba ainda está com seu carrão
Parei pra pesquisar

Ai, ai, meu Deus, o que foi que aconteceu?
Com a música popular brasileira
Todos falam sério, todos eles levam a sério
Mas esse sério me parece brincadeira

O Odair José é o terror das empregadas
Distribuindo beijos, arranjando namoradas
Até o Chico Anísio já bateu pra tu batê
Pois faturar em música é mais fácil que em tevê

Celly Campello quase foi parar na rua
Pois esperavam dela mais que um banho de lua
E o mano Caetano tá pra lá do Teerã
De olho no sucesso da boutique da irmã

Bilú, bilú, fafá, faró, faró, tetéia
Severina e o filho da véia
A música popular brasileira
A música popular

Sou a garota papo firme que o Roberto falou
Da música popular
O tico-tico nu, o tico-tico cu, o tico-tico pá rá rá rá
Música popular

Olha que coisa mais linda, mais cheia de...
Música popular

Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero a música popular brasileira

Pega, mata e come!

Não satisfeita, seguindo a mesmíssima linha da galhofa, da sacanagem e sobretudo da inteligência, Rita apresentou anos depois outro clássico - "Arrombou a Festa II". Mudaram os personagens, mas a pergunta continuava a mesma: O que aconteceu com a MPB?

Ai, ai meu Deus
O que foi que aconteceu?
Com a música popular brasileira
Quando a gente fala mal
A turma toda cai de pau
Dizendo que esse papo é besteira

Na onda discothéque da América do Sul
Lenilda é Miss Lene
Zuleide é Lady Zu

Pra defender o samba
Contrataram Alcione
É boa de pistom mas
Bota a boca no trombone

No meio disso tudo
A Fafá vem dar um jeito
Além de muita voz
Ela também tem muito peito

E a música parece
Brincadeira de Garoto
Pois quando ligo o rádio
Ouço até Cauby Peixoto
Cantando: Conceição

Ai, ai meu Deus
O que foi que aconteceu?
Com a música popular brasileira
Quando a gente fala mal
A turma toda cai de pau
Dizendo que esse papo é besteira

O Sidney Magal rebola mais que o Matogrosso
Cigano de araque fabricado até o pescoço
E o Chico na piscina grita logo pro garçom
- Afaste esse cálice e me traz Moet Chandon

Com tanto brasileiro por aí metido a bamba
Sucesso no estrangeiro ainda é Carmem Miranda
E a Rita Lee parece que não vai sair mais dessa
Pois pra fazer sucesso arrombou de novo a festa!

Ziri, ziriguidum
Skindô, skindô lelê
Sai da frente que eu quero é comer
A música popular brasileira

Lady Laura
A música popular...Parabéns a você
Parabéns para a música popular... A música popular

Ah, eu te amo
Ah, eu te amo meu amor
Ai, Sandra Rosa Madalena
Ah, ah, ah, ah
O meu sangue ferve pela
Música popular...

Oh, fricote, eu fiz xixi
Fricote, eu fiz xixi
Na Música Popular Brasileira

Corre que lá vem os "homi"!

Muito tempo depois, foi a vez de Gabriel O Pensador detonar uma quilométrica letra - em rap, com sample de "Somebody Else's Guy", de Jocelyn Brown, na mesma toada das duas músicas de Rita Lee e no clássico eterno de Erasmo: era a "Festa da Música Tupiniquim", uma sacada pra lá de inteligente.

Há muito tempo tá rolando essa festa maneira
Da música popular brasileira
Ninguém me convidou mas eu queria entrar
Peguei o 175 e vim direto pra cá

Pra Festa da Música Tupiniquim
Que tá rolando aqui na rua Antônio Carlos Jobim
Todo mundo tá presente e não tem hora pra acabar
E muita gente ainda tá pra chegar

Na portaria o segurança pediu o crachá do Gilberto Gil
Ele apenas sorriu
Acompanhado por Caetano, Djavan, Pepeu, Elba, Moraes, Alceu Valença
("Xá comigo! Da licença! Abre essa porta, cabra da peste")

E foi assim que eu penetrei com a galera do Nordeste
Baby tá na área, senti firmeza!
E aí Sandra de Sá!
("Bye bye tristeza...")

Birinight à vontade a noite inteira
Olha o Ed Motta assaltando a geladeira
Olha quanta gata bonita e gostosa!
Olha o Tiririca com uma negra cheirosa
Ué! Cadê os críticos?! Ninguém convidou?
("Barrados no Baile uouou")

Não é festa do cabide mas o Ney tirou a roupa
Bzzz... Paulinho Moska pousou na minha sopa
Cidade Negra apresentou um reggae nota cem
Tá rolando um Skank também!
E o Tim Maia até agora nem pintou
Mas o Jorge Benjor trouxe a banda que chegou
("Pra animar a festa")

É a festa da Música Tupiniquim
Que tá rolando aqui na rua Antônio Carlos Jobim
Todo mundo tá presente e não tem hora pra acabar
E muita gente ainda tá pra chegar

A festa tá correndo bem
O Lobão até agora não falou mal de ninguém
O Barão e o Titãs tão tocando Raulzito
A Rita Lee tá vindo ali...ãnh? Não acredito!
Ela olhou pra mim e disse "baila comigo"
Eu senti aquele frio no umbigo

Mas é claro que adorei o convite e fui dançar ouvindo o som do Kid Abelha, Paralamas e a Blitz
("Isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais...")
"Segura o tchan, amarra o tchan"
("Xô, Satanás!")
Há há! Lulu Santos acabou de chegar
Com a pimenta malagueta pro planeta balançar

O Chico César, Science, e o Buarque observam
Um pessoal dançando break no chão
E no andar lá de cima um do donos da festa.
Tá na boa, tá em paz, tá tocando um violão:
("Festa estranha com gente esquisita, eu não tô legal, não aguento mais birita")

É a festa da Música Tupiniquim
Que tá rolando aqui na rua Antônio Carlos Jobim
Todo mundo tá presente e não tem hora pra acabar
E muita gente ainda tá pra chegar

Chopp na tulipa, vinho na taça
("Camisinha na boquinha da garrafa")
Salve-se quem puder!
Ih... o João Gordo vomitou no meu pé
Fui limpar e dei de cara com os Raimundos
Que me contaram que entraram pelos fundos

Perguntei pelo banheiro e fiz papel de mané
Os sacanas me mandaram pro banheiro de mulher
As meninas tavam lá e foi só eu entrar
Que a Cássia Eller, Zizi Possi e a Gal comçaram a gritar
(Ahhhhh!)

Quanta saúde!
Fernanda Abreu, Daniela Mercury, Marisa Monte,Daúde...
Calma, eu não vi nada!
A Ângela RôRô queria me dar porrada

Mas os três malandros
Moreira, Bezerra e Dicró
Me ajudaram a escapar da pior
Fui pro fundo de quintal, casa de bamba
Todo mundo bebe, todo mundo samba
Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho
Neguinho da Beija-Flor...Diz aí Martinho! Comé que é, professor?
("É devagar, é devagar, devagarinho")

É a festa da Música Tupiniquim
Que tá rolando aqui na rua Antônio Carlos Jobim
Todo mundo tá presente e não tem hora pra acabar
E muita gente ainda tá pra chegar

Essa festa é uma loucura
Olha lá o Carlinhos Brown com o pessoal do Sepultura
Vieram com os índios Xavantes
E a polícia veio atrás tentando dar flagrante

E-e-e-ê!
O índio tem apito e eu não entendi porquê
Começaram a apitar quando a polícia chegou
Mas a galera do Cachimbo da Paz nem escutou
Porque o Olodum tava fazendo um batuque maneiro
Até chegarem milhares de funkeiros
Eram tantas duplas que eu até me confundi
Chamei Leandro & Leonardo de MC!

E o Zezé de Camargo &Luciano ficaram me zoando
E o funk rolando!
Aah... vocês tinham que ver!
Chitãozinho &Xororó gritando "Uh! Tererê!"

O pessoal da Jovem Guarda agitando sem parar
Estavam em outra festa mas vieram pra cá
Passei ali por perto e ouvi o Roberto comentar
("Ê hei! Que onda, que festa de arromba!")

Todo mundo no maior astral
Mas rolou um boato que preocupou o pessoal
Diziam as más linguas, à boca pequena
Que o Michael Jackson tava chegando pra roubar a cena

E foi aí que a Marina ouviu uma buzina
E todos foram pra janela na maior adrenalina
Uma brasília amarela dobrava a esquina
Adivinha quem era?

É a festa da Música Tupiniquim
Que tá rolando aqui na rua Antônio Carlos Jobim
Todo mundo tá presente e não tem hora pra acabar
E muita gente ainda tá pra chegar

2 comentários:

Alessandra Alves disse...

bem oportuno lembrar da "festa de arromba" nesta semana, pois no dia 22 de agosto completaram-se 42 anos da estréia da jovem guarda.

vale lembrar, também, que, em 1983, rita lee aproveitou a melodia de "arrombou a festa" e compôs "arrombou o cofre", avacalhando com as figuras políticas da época. só que ainda havia censura e a música acabou vetada.

Anônimo disse...

Os Clevers que são citados no "Festa de Arromba" acabaram virando Os Incríveis.
E as letras dos dois "Aroumbou a Festa" são do Paulo Coelho, que era um letrista bem legal!

Alex Sotto