sábado, 25 de agosto de 2007

Justo Veríssimo às avessas

A ótima revista CartaCapital, única publicação que se bateu pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contra tudo e todos, expõe o ridículo movimento "Cansei" como sua capa na edição desta semana.

Nada mais oportuno e corajoso. Vejo as outras revistas na banca (só a capa, claro): a Veja, com um singelo coraçãozinho na capa. Época devassando o caso Renan Calheiros como nunca. Confesso que não divisei a IstoÉ... mas será que faria falta?

A coragem da CartaCapital não é de hoje e vem de um italiano - o jornalista Mino Carta - que abraçou este país de corpo e alma e é um símbolo digno da profissão, no que diz respeito a ética, integridade, respeito com a inteligência e o senso crítico dos leitores.

Tudo o que o movimento "Cansei" acha que tem. Ao contrário: é uma manifestação pseudo-burguesa, de uma minoria riquíssima e de uma inteligentsia alienada, que pode - como já disse em um post anterior - viajar para onde quiser nas férias (inverno ou verão, afinal eles querem mais é que pobre se exploda), et cetera e et cetera. Dizem eles que o "povo está acomodado".

Mas será que não olham para o próprio umbigo?

Será que não enxergam o óbvio: que são os mais abastados, donos da maior concentração de renda do país, os grandes responsáveis pelo imenso fosso social que separa a elite da classe média?

É engraçado... quando houve a montanha de privatizações em oito anos de governo tucano, ninguém disse um "A" sobre isso. Quando se engavetavam denúncias de corrupção, nada foi dito. Salvatore Cacciola roubou todo o dinheiro do Marka/FonteCindam, a Justiça nada fez, a Polícia Federal idem, e ele fugiu alegremente. Os escândalos do Sivam e dos Precatórios não deram em nada. Pasta Rosa? Ninguém sabe. Painel do Senado? Perguntem a José Roberto Arruda se não foi melhor ele renunciar a ser cassado. Aliás... quem é mesmo o governador do Distrito Federal?

Enfim... "nada" é uma expressão que simboliza muito bem o que foi a passagem tucana pelo poder. Nada foi feito, o país não cresceu, houve recessão e quase nenhuma preocupação com o social.

Por mais que o governo Lula seja uma comédia de erros e equívocos, o grande problema é que só se preocupam em derrubá-lo pelo viés da corrupção. Este é o calcanhar de aquiles da administração petista. Mas, olhando mais atentamente, não se fala em FMI, moratória, dívida externa, maxidesvalorização da moeda e outras expressões que nos governos Sarney, Collor, Itamar e FHC, só nos davam calafrios.

Será que é mesmo o pobre que tem que se explodir pra esse país ir pra frente?

30 comentários:

Anônimo disse...

prezado amigo, gostaria de te lembrar o seguinte: se não houve escandalo de corrupção na vale, nas telefonicas e se vc tem opção de escolher o melhor provedor de internet que lhe convir, agradeça ao FHC e não ao lula.
o maior merito do lula repito faz algum tempo e reconhecero que esta dando certo e naõ mexer nisto, o que em termos de brasil não e pouco.
lula foi eleito com 60 por cento dos votos, isto significa que 40 por cento dos brasileiros não gostam e não aprovam ele.
as proprias estatisticas dizem que a elite brasileira não corresponde a 40 por cento da população,m então tem ppobre como eu que tambem não gosta e aceita o lula.
aceite que tb tem pessoas que não gostam do lula e querem que ele cumpra coisas que prometeu e naõ cumpriu no poder.
demitir um incoptetente como o valdir pires, um corrupto como o ze dirceu eo china, sao coisas que ninguem aceita.
espero que isso não seja um motivo de inimizade entre nos( menos ainda arrrumar inimizade com o pandini e o luciano que tb gostam do lula) mas permita com todo o respeito discordar de vc.
com todo orespeito, abraços amigo

Anônimo disse...

Concordo com quase tudo. E esse pessoal do "Cansei" só quer saber do umbigo deles...

Anônimo disse...

Concordo contigo, Rodrigo. E faço um adendo: a corrupção, diga se de passagem, vem do (e dos) governos anteriores, visto que aqueles casos dos "sanguesugas" e dos "vampiros" tiveram origem em 2001 e 1999 (respectivamente) na gestão do serra como ministro, e no entanto passaram em brancas nuvens. Assim como, ainda no tema corrupção, lembremos pois, que o proprio fhc foi pego em grampo negociando propina na privatização das teles com o "famoso" ricardo sérgio, da frase "limite da irresponsabilidade"

E por ultimo, é como voce bem disse, deram grana publica aos banqueiros (so no PROER foram "apenas" 30 bi aos banqueiros "amigos") quebraram a Nação 3x em 6 anos, multiplicaram a divida por 9x, e esses caras não falaram. Então de fato é MUITA hipocrisia dos "cansados"

Anônimo disse...

O governo do Lula é uma repetição do governo do FHC com apenas três diferenças a favor do FHC.

1 - Questão agrária; 2 - Educação; 3 - Infra-estrutura.

Para quem é das elites tradicionalistas o Lula se mostrou uma benção, pois ele de comunista não tem nem a cara (que diga-se está mais para empresário mexicano do que líder sindical).

Quanto ao movimento em questão, é meio forçado e não reflete a opinião da imensa maioria das pessoas. Resumindo um Mico total.

Wallace Michel

Unknown disse...

É meus amigos do AUTOMOBILISMO....tenho só 20 anos a mais qie Vocês, e estou me dando o trabalho de responder porque seu site é muito visitado e mais gente vai ler ....Foi graças ao Sarnei e ao Color que Vocês estão hoje nesses computadores, que tem Palios e Puntos e Estilos, ERA PARA TER SÓ Fiat 147 que por sinal deveriam voltar..Fusca Brasilia e Santana quadrado , corcel e Delrey e Opalas, ai veio o Sarney tentou abrir a economia quase mataram êle e acabar com 120% de inflação que os militares deicharam ...Depois veio o Super Collor Abriu toda economia e acabou com a INFLAÇÀO DE 120% ao mês...Foi o Melhor ...Abriu Informatica, industria Automobilistica, Eletro domesticos tudo o Brasil vivia nos tempos das CAVERNAS...AI VEIO O PT convenceu os JOVENS BOBINHOS DA época pintou a cara deles de preto ....JUNTO COM SENHOR NINO CARTA so para vender revista e tiraram o COLOOR por causa de 100mil reais ...DINHEIRO DE CRIANÇA COMPARADO COM OS BILHÒES QUE O PT SOME HOJE E NÀO FAZ NADA PELO POVO.....AH FAZ SIM ...TA QUERENDO POR UM RASTREADOR QUE NÀO FUNCIONA EM TODOS CARROS OK ISSO ACRESENTARIA MAIS 3000 reais ao preço final mais 100 para funcionar todo mes sendo que todo LADRÀO saberia aonde esta intalado é so arrancar...AGORA EU PERGUNTO TEM GENTE GANHANDO UMA FORTUNA NISSO ...TUDO QUE O PT FAZ É PARA 6ELES GANHAREM UMA FORTUNA.. POR QUE NÀO LIBERA A TV DIGITAL???? OLHA O ATRAZO PARA O PAIS..NÀO TEM ESTRADA , NÀO TEM FERROVIA , NÀO TEM MALHA AéREA... MAS TEM DINHEIRO SOBRANDO NOS COFRES DO GOVERNO....e agora senhor Nino esta tentando desfazer a cagada que fez quando ajudor a tirar o Collor....enfim vamos ajuda-lo MAS VAI SER DIFICIL...com esse GOVERNO CORRUPITO ESTAMOS FADADOS A BURRICE ....E 95% da população é pobre e analfabeta, só restou Nós os 5% .....para lutar....

Anônimo disse...

João Dória Jr., um dos líderes do Cansei:
“Trabalho desde os 13 anos de idade. Não recebi nada de mão beijada. Meu pai, que foi cassado no golpe de 64 porque denunciou na Câmara Federal que o Brasil estava sendo vítima de um golpe, perdeu praticamente tudo no exílio, a começar pelos amigos. Minha mãe, que era dona-de-casa e nunca havia trabalhado antes, teve de começar a trabalhar. E eu comecei a trabalhar não por esporte, mas para ajudá-la, porque via o sofrimento dela. Saí de um colégio particular e fui estudar em uma escola pública – curso noturno, para poder trabalhar de dia em uma agência de publicidade. Deixei de andar com motorista particular para andar de ônibus – tomava seis conduções por dia. Do meu salário, ficava com 20%. Os outros 80% entregava a minha mãe. Comecei do zero. Do zero. E até hoje trabalho dezessete horas por dia – todos os dias. Pergunte a quem você quiser. Até quem não é meu amigo sabe que trabalho dezessete horas por dia”

Anônimo disse...

A Revista Carta Capital é uma das piores que existem no mercado. Com um fanatismo cego, teve a audácia de colocar propagandas descaradas em período eleitoral. Frases como "Lula, o Pai dos Pobres", dentre outras são alguns exemplos.

Sinceramente, ao elogiar a revista, o blogueiro caiu no meu conceito. E olha que este era um dos meus blogs prediletos...

Anônimo disse...

Infeliz comentário...Não sabia que o blogueiro era petista. Tem razão de elogiar a "Carta Estatal".

Rodrigo Mattar disse...

Infeliz ou não, eu tenho o direito de me manifestar. Vocês têm tido um espaço democrático para ir contra ou a favor do que escrevi. Acho que cada um tem sua opinião e sempre respeitei a escolha que cada um faz na vida, especialmente de orientação política. Agora, só vir bater no PT ou nos petistas é dose pra cavalo.
E cunhar a expressão "era um dos meus blogs prediletos" é lugar comum quando a gente expõe a público opiniões sinceras e verdadeiras.
Falta gente que queira tomar partido por algo nesta terra. Mas um movimento como o "Cansei" é a coisa mais esdrúxula que já conheci. Remete ao nefando TFP - Tradição, Família e Propriedade, que muito poucos de vocês conhecem ou ouviram falar.

Anônimo disse...

Acho que o direito a manifestação é universal !

seja da direita, esquerda, centro etc...

mesmo o movimento "cansei" seja ele liderado por privilegiados, as pessoas tem o direito de manifestar-se, muitas vezes li coisas como "ah ! vc já é bem de vida então cala a boca, vc não tem do que reclamar !"
não vou entrar na seara se eles estão certos ou errados, das propostas defendidas ou não, pois isso cada um tem sua opinião, mas acusa-los de manifestar-se acho perigoso, afinal estamos ou não em uma democracia ? todos tem ou não esse direito ?

abs

Filipe W

Anônimo disse...

ola amigo, TFP vc buscou la do fundo do bau hein?
achei razoavelmente inteligente a entrevista do joao doria jr na veja.
uma coisa ele tem toda a razão: ele tambem tem direito de manifestar contra ou a favor do governo. afora corrupção, que não esclusividade deste governo, oque se reclama tambem neste movimento e mais ação do governo lula.
não da para usar um exemplo deixar 10 meses um incompetente como foi o sr valdir pires.
não acho que a coisa seja tão radical para se comparar com a TFP, mas tem criticas que o lula precisa ouvir mesmo.

Rodrigo Mattar disse...

Egídio, concordo com você.
Críticas, todos precisamos ouvir, para tentarmos assimilar e evoluir. Mas será que FH as ouviu e assimilou? Sarney? Collor? Itamar?
É engraçado né... de armações como os "anões do orçamento" ninguém se lembra mais... tinha gente do PT envolvida naquilo? De que partidos eram João Alves e Genebaldo Correia, por exemplo?
Homens que foram execrados pela opinião pública e pelos eleitores, que nunca mais lhe deram chance.
Se Genoíno e outros mensalinhos voltaram, a culpa é de quem votou neles.
Na verdade, não existe ninguém em quem se possa confiar cega ou plenamente, pra governar, gerir estatais, ou cuidar de cargos públicos. Este país é a canalhice institucionalizada.

Anônimo disse...

ola meu caro, aqui estou eu botando mais lenha na fogueira hehehe...
permita-me discordar de algumas afirmações suas:
1-o grande feito do governo FHC foi termos deixado de ser uma piada economica, quando se pagava os salarios de manhã porque a tarde ja desvalorizava. isto não e pouco, e tem sim muita importancia para o pobre. porque e somente ele que não tinha a menor proteção contra a inflação.
2- isto deu espaço para que enxergassemos outros problemas graves que tinhamos no pais, como corrupção e educação deficiente.

Anônimo disse...

3- outro grande feito do FHC fooi entregar o cargo ao sucessor eleito nas urnas, sendo este da oposição, dentro da mais absoluta normalidade democratica.
o maior legado de FHC eu considero entregar o pais ao sucessor dentro de uma relativa normalidade.
e a crise economica durante a sucessão foi exclusivamente devido a boca grande do lula e o PT, mas felizmente o lula teve o bom senso de abrir mão de ideias que não serviam mais.

Anônimo disse...

agora vamos tb falar bem do lula, mesmo eu não gostando dele.
teve o bom senso de reconhecer e aperfeiçoar dentro do possivel as boas ideias.(dentro do possivel leia-se ai criatividade, recursos e leis que pewrmitissem) então a continuidade de varias ideias de governos anteriores foi uma providencia sabia do lula. em se tratnado de politicas mesquinhas no brasil, foi um feito e tanto.

Anônimo disse...

Esqueça de tentar argumentar amigo Egidio, eles nunca vão enteder. A única tática dos lulistas contra fatos e argumentos é xingar, esperniar, mentir e etc...

Anônimo disse...

Olha, sensatez e visão crítica do passado é sempre bom, mas não o que vi aqui nos comentários. É claro que os governos anteriores ao Lula fizeram "bem" ao Brasil, mas a que preço.

Sarney desvalorizou demais a economia brasileira com vários planos econômicos que não deram certo, deixou a inflação lá no pico, tendo que congelar os preços dos produtos pra moeda não desvalorizar, um desastre ao meu ver, alguém se lembra do BNH?

O maior feito do FHC foi ter feito o real, e só por isso foi eleito. Mas o real como moeda forte foi bom....mas...e as cinco metas que ele prometeu quando era candidato em 94, ele fez alguma? Começou a mania neo-liberal de privatizar empresas públicas...nada contra privatizar, mas e o dinheiro das privatizações o que ele fez? Melhorou o setor público? Aumentou o salário defasado dos servidores? Melhorou as universidades públicas, em cacos até hoje? Não, o q ele fez foi colocar o Paulo Renato no MEC e fazer um tal de Provão, que pra mim nem passa de método avcaliativo paleativo, é e foi uma falácia.

Eu nem vou dizer do Collor né? Uma jogada política, pq o povo votou nele por medo do Lula e da esquerda. um presidente bonitinho, limpinho, saudável....abriu as portas da economia, mas a que custo? Com uma política econômica que detonou os cofres da população...provação e tudo mais....além da corrupção....

O problema do governo lula foi não ter articulação política necessária para driblar a oposição e abafar os escândalos. e isso é ruim politicamente e bom democraticamente...ser transparente...coisa que não percebi em governos anteriores...transparência e admitir os erros e tentar mudar.....ntem coisas nos meandors dos governos anteriores que nem a imprensa sabe.

O que eu vejo do Movimento Cansei é que ele se diz "apartidário" mas é totalmente direita, isso é inegável. E eles podem criticar, fazer movimento e tudo mais, mas é pouco, é ínfimo. Eles NUNCA protestaram contra a fome, a pobreza, a saúde que anda o caos...eles protestam contra "o caos áereo"....e se a Carta Capital é de esquerda e concordo, a Veja e Época são direita isto é fato. O que a Carta Capital faz e escreve é pensar de outra maneira...mesmo que os leitores não concordem

E esses comentários aqui não passam de classe média que tem hojeriza de pobre, é conservadora e elitista.

O Movimento Cansei é o novo TFP, concordo com o lúcido blogueiro. E o meu medo são eles derrubarem um Estado democrático e apoiar talvez uma nova Ditadura (que muitos dizem foi ótima). Ou um novo governo federal PSDB-DEM que volte tudo ao normal...a classe média feliz, eles voltando a fazer as falcatruas e as pazes com a imprensa...tudo ao normal e todos cegos

Anônimo disse...

Revista Carta Capital... Mino Carta corajoso ???
Jornalista vendido !! Realmente tem que ser muito corajoso, jogar fora alguma reputação que tivesse em troca dos muitos dólares deste governo.
A 'Revista' virou um orgão de divulgação do governo.

A intolerância de governos totalitários, cada vez aparece mais, quando tenta se ridicularizar minorias... daí se chega num Chaves, e depois num Fidel.

Anônimo disse...

caro rodrigo, este post sem duvida e um sucesso. hoje olhei a capa da carta capital. sinceramente achei ela bastante preconceituosa. va la que deveria de ter sido comico ver as madames com seus cachorrinhos desfilando em protesto contra o lula, mas isto não tira a razão deles protestarem contra algumas coisas.
bem de vida ou não, todos são prejudicados quando o transporte aereo não funciona. se isto e coisa de rico, pergunte aos funcionarios de hoteis e bares do nordeste se esta crise aerea foi coisa de rico somente.
de-se merito ao lula e ao pais porque ele esta quieto enquanto rola o processo no supremo, o que tb e uma virtude, mesmo o PT achando que pode interferir no judiciario tb.
o que se cobra muito e que lula e seus aliados se elegeram prometendo mudar tudo isto que esta ai e não fizeram muitas coisas para alterar, ao contrario, temos a sensação de que tudo esta um pouco pior, so mesmo o tempo passou.

L-A. Pandini disse...

Egidio, permita fazer a observação sobre sua frase ("grande feito do FHC fooi entregar o cargo ao sucessor eleito nas urnas, sendo este da oposição, dentro da mais absoluta normalidade democratica"). Desculpe, mas não é "grande feito nenhum". Era a obrigação dele. É como dizer que alguém é excepcional por ser honesto.

A alguns leitores que criticam a Carta Capital: vocês são muito engraçados. Cobram honestidade e moralidade de tudo e todos, mas malham quem deixa claramente expostos seus pontos de vista. Preferem outras publicações, que tentam esconder seus interesses com um discursinho de "neutralidade e imparcialidade" que não engana (ou não deveria enganar) nem as avós dos donos de tais publicações.

Também curioso é ver manifestações como "gostava do teu blog até descobrir que você é petista" ou "continue escrevendo apenas sobre automobilismo". São vocês os que defendem a democracia e a liberdade de expressão? Então, estamos muito mal nessa área.

Anônimo disse...

concordo com vc rodrigo que era a obrigação dele fazer isto. digo grande feito foi analizando a historia do pais que isto foi um grnade feito.
depois de tantos golpes, revoluções e anormalidades do genero, o candidato da oposição, esquerdista, ser empossado legitimamente foi um salto do nosso pais rumo a normalidade democratica.
vc tem toda a liberdade de expressar seu ponto de vista sim, esta errado quem te discrimina por ser defensor do governo lula.
e bom lembrar que mesmo sendo defensor do lula, vc abre este espaço para pessoas que discordem postem suas opiniões.(eu por exemplo)
e bom lembrar tb que mesmo rolando todo este processo no STF o lula esta bem quieto( no bom sentido e claro), esta trb dentro do que pode e deixando a justiça fazer o seu papel.
acho que precisamos e aperfeiçoar mais as leis para punir mais rapido os corruptos. neste sentido tem um projeto bem interessante do dep. paulo renato, para criar um tribunal maximo so para investigar e pumnir corrupção nos orgãos publicos, mas isto e assunto para outro post.
por ultimo, sinceramente eu respeito a liberdade de cartacapital de expressar a opinião dela, mas em minha visão eu acho eles tendenciosos. isto e opinião pessoal minha somente.
abraços a todos que postam.

Anônimo disse...

Bem amigos do saaaaaaaco de gatos (haja coração!)

O Rodrigo é petista, nós todos sabemos. Mas tenho que tirar o chapéu pra esse chapa por ele dar espaços IGUAIS a quem o diverge do seu pensamento (ora ora, nada mais correto e justo, já que estamos numa democracia) neste blog, e isso é algo muito positivo.

Quem já viu posts meus de política aqui ou no orkut, sabem bem o que penso. Sem PT, sem tucanos. Estado aberto e livre a todos.

Rodrigo, não tente desqualificar o que é legítimo, pelo próprio sistema na qual você se disciplina. Você TEM TODO DIREITO de NÃO GOSTAR do Cansei, mas tem e deve respeitar, pois é realizado por cidadãos brasileiros igual a eu, e você. Se eles tem maior poder aquisitivo, sorte e felicidade deles, e que prosperem mais dia após dia.

E não é porque você é petista, comunista ou chavista que vou deixar de ler seu blog. Pelo contrário, agora que venho mesmo.

Um grande abraço

Anônimo disse...

Pandini,

Quanto tempo! É sempre um prazer vê-lo. Você disse ao nosso amigo Egidio que FH não tinha mais que a obrigação dele entregar o cargo ao Lula de modo civilizado e correto. Você está certo.

Será que em 01/01/2011, Lula será civilizado ou usará o partido já para bestificar e demonizar seu sucessor?

Lembrando que FH foi uma fada com o Lula.

Anônimo disse...

São por estas e por outras discussões do mesmo "nível" que acho que nunca vamos chegar a lugar nenhum. Difícil é entender que o que queremos de verdade é que nossos governantes sejam simplesmente honestos, com uma retórica verdadeira e principalmente comprometidos com o bem público, independente de ideologia, partido, direita ou esquerda. Estas discussões, quem roubou mais ou quem roubou menos é de um mau gosto tremendo. O que entendo na verdade é que agora, assim como antes, estamos rodeados de quadrilheiros que só se preocupam com seus bolsos e com seu bem estar. Se nossas leis fossem cumpridas, todos eles já teriam sido condenados e vários estariam presos. Precisamos parar com esta lenga-lenga e mudar, mudar tudo e logo.
Cabe também um comentário a respeito das revistas de circulação semanal. Acho que nenhuma delas nada acrescenta politicamente. Inclusive a carta capital, do Sr. Ídolo Supremo dos "jornalistas esportivos" de São Paulo.

Anônimo disse...

em primeiro lugar tenho que fazer uma correção e um pedido de desculpas. achei que a ultima resposta a minhas ms tinha sido do rodrigo, não li com atenção e era do pandini. minhas desculpas sinceras.
mino carta e um defensor ardoroso do governo petista. e um direito sacro dele, inclusive manifestar as opiniões dele em revista. falo muitas vezes que o unico defeito do sr pandini e do rodrigo e serem petistas, mas para mim e como dizer que o defeito deles e não torcerem para o mesmo time que o meu.
e preciso ter consciencia de que imprensa livre nem sempre vai publicar coisas favoraveis ao governo de plantão, mesmo que este governo tenha excelente votação nas urnas. mesmo com seus defeitos me parece que o sr. lula tem mais consciencia deste fato do que os proprios membros de seu governo.
temos mesmo que aprender a respeitar mais uns aos outros e nossas discordancias de qualquer ordem.
a proposito, o rodrigo e do rio de janeiro, e não deixarei de frequentar e ler o blog dele e do pandini, mesmo discordando deles politicamente.

L-A. Pandini disse...

Afonso, vou fingir que não li a sua pergunta.

Rodrigo Mattar disse...

Mas eu não vou fingir.
Quem está querendo atrapalhar o processo democrático, não é o governo. É a oposição que por anos a fio esteve na situação com seus governos pífios, seus politiqueiros e agora quer tirar partido da situação para serem a pedra que estoura a vidraça que um dia eles já foram.
Essa paranóia de dizer que "o PT é uma merda", "o PT tem culpa de tudo" ou então "você é petista e então caiu no meu conceito", é ridícula.
Em nenhum momento ninguém aqui caiu no meu conceito. Em nenhum momento as opiniões foram deletadas. Deixei que o barco corresse e agora venho intervir para pôr um ponto final na história.
Ah... o Supremo Tribunal já indiciou os 40 ladrões do mensalão. Em oito anos do governo anterior, quantos outros meliantes de alto calibre foram indiciados, ou presos, ou condendados?
O governo atual, creiam, não dá as costas para o episódio e olha que há gente ali entre os réus que era de confiança do presidente Lula.
Pensem nisso.

Anônimo disse...

Pandini,

Você pode fingir o que quiser. Mas olhe para o passado e tire suas conclusões.

Você sabe como funciona o modeus-operandi da classe política no Brasil.

Abraço

L-A. Pandini disse...

Affonso, minhas conclus�es j� foram tiradas e est�o muito bem expostas no meu blog.

"FHC foi uma fada com Lula"? Em que mundo voc� vive? FHC quebrou o pa�s tr�s vezes. Vendeu o patrim�nio do Pa�s para pagar d�vidas... e elas aumentaram! Explique isso, por favor.

Voc� sabia que FHC � r�u em um processo que apura o sumi�o de 9 bilh�es de toneladas (vou repetir: NOVE BILH�ES DE TONELADAS) de min�rio por ocasi�o da privatiza�o da Vale do Rio Doce? N�o sabe? Ent�o informe-se:

http://viomundo.globo.com/site.php?nome=PorBaixoPano&edicao=1182

Voc� sabia que o "valerioduto" surgiu para beneficiar o tucano Eduardo Azeredo em 1998? Sabia que o governador da Para�ba, C�ssio Cunha Lima, tamb�m tucano, foi cassado por improbidade administrativa?

Sabia que durante os governos do PFL (atual DEM) na Bahia foram desviados R$ 100 milh�es da Bahiatursa, por meio de uma conta fantasma?

Sabia que o valor gasto pelos governos Covas e Alckmin no primeiro trecho (cerca de 1/4) do Rodoanel seria suficiente para fazer praticamente
toda a obra?

Tucanos e pefelistas (ou demos, como queiram) n�o t�m nenhuma condi�o de dar li�o de moral e efici�ncia a quem quer que seja. T�m � que ficarem quietinhos para n�o se queimarem ainda mais.

Pelo jeito, Affonso, quem n�o olha o passado � voc�.

Anônimo disse...

Ok... vamos entrar para o debate!

Acabo de conhecer o Blog "Saco de Gatos" e criar infinita admiração pelo criador deste espaço.

Um lugar democrático, inteligente, e repleto de um respeito acolhedor em relação ao proprietário do blog, que teve a coragem de publicar uma opinião tão bem formulada, receber diversas críticas e aceitá-las, sempre em tom de respeito, para continuar o debate político de forma correta e clara. Meus parabéns!

Vamos ao que penso:
- Não é vergonha a ninguém ser petista. Aliás, em tempos como os atuais, deve até ser questão de orgulho. Se hoje você conhece a cara dos congressistas, se sabe do que rola 'por baixo do pano', se reclama do mensalão, se exige a punição dos 40 indicados pelo STF, você deve isso à transparência política do PT e seus aliados. Há corruptos no PT? É lógico! Mais com certeza, há coragem para assumir os erros e tentar concertá-los. "Nunca antes na história do país" soubemos de tantos esquemas de corrupção. Mais também nunca antes vivemos uma situação econômica tão favorável. E não venham me dizer que é só 'fruto dos governos anteriores'. É claro que houve até algum resquício de responsábilidade. Mais do que adiantaria a parcela de responsabilidade dos outros se não houvesse uma gestão eficiente no momento atual?

Pandini!
O "Vi o Mundo" vai virar um porto seguro pra mim! Adorei, não só o link enviado, como diversas outras matérias e recomendarei!

"Mino Carta? Jornalista vendido?"
Desculpe ao desiformado que não teve nem a coragem de se identificar ao dizer tamanho absurdo. Mino Carta foi e é um dos nomes que mais traz orgulho ao jornalísmo brasileiro. Um homem que desde o inicio da ditadura militar esteve envolto em diversos jornais alternativos (alguém aí conhece "O Pasquim"??), sempre em busca da tão sonhada democracia, e sem medo de represálias. Um homem que teve a coragem de sair da Veja e lançar a sua própria revista, a Carta Capital, não como um veículo de propaganda petista, como disse um outro comentário aqui, mais como veículo que assume uma posição de esquerda limpa, digna e fiel ao verdadeiro jornalísmo, com a coragem e determinação do próprio Mino Carta. E Matheus Diniz, quando se diz que uma revista é 'uma das piores do mercado', deve-se conhecer seu conteúdo e não fazer uma analise a partir do título de uma matéria qualquer.

Um forte abraço à todos e viva a democracia!