quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Carros de uma corrida só (parte 6) - Derrington-Francis


Deste post, os amigos portugueses que prestigiam o blog com certeza vão gostar. Pois o carro acima é o Derrington-Francis que competiu no GP da Itália de 1964 com Mário Araújo "Nicha" Cabral, um dos grandes ídolos do desporto em seu país.

O carro, projeto de Vic Derrington, tem como base técnica o modelo ATS 100 que disputou o Mundial de 1963. Naquele ano, a equipe italiana alinhou Phil Hill - campeão mundial em 1961 - e Giancarlo Baghetti para cinco provas. A ATS (sigla para Automobili Turismo e Sport) era uma dissidência de engenheiros, técnicos e dirigentes demitidos por Enzo Ferrari, entre eles o projetista Carlo Chitti e o team manager Romolo Tavoni. Portanto, esta equipe nada tem a ver com a ATS alemã, fabricante de rodas esportivas que estreou em 1978 com o espólio da March e Günther Schmidt como diretor-geral.

O motor também era um ATS, com 1,5 litro e oito cilindros, equipando o chassis tubular spaceframe com câmbio Colotti de seis marchas e peso total de 460 quilos. Com o Derrington-Francis, "Nicha" largou na última fila, com o 19º tempo. Nas 24 voltas em que permaneceu na pista, o português não conseguiu ir além da 15ª posição antes de abandonar, com a ignição quebrada.

Esta foi a única aparição do Derrington-Francis na categoria máxima e a última de "Nicha" Cabral na Fórmula 1. Nascido no Porto em 1934, ele ainda está vivo e com 73 anos de idade, provavelmente torcendo - muito - por Pedro Lamy na Le Mans Series e por Tiago Monteiro no WTCC.

Um comentário:

Speeder76 disse...

Olha do que foste lembrar! Tenho que escrever qualquer dia sobre o "Nicha" Aí há uns quatro anos editaram uma excelente biografia dele, tenho pena de não o ter...