quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Anastácia dos tempos modernos


É mais ou menos assim que se sentem os pilotos da McLaren, Fernando Alonso e Lewis Hamilton. Forçados a ficar de boca fechada e nada falar sobre o rumoroso caso de espionagem que tomou conta da Fórmula 1. Nestes tempos, não existe o rancor que aqui no Brasil castigou a Escrava Anastácia com esta mordaça que só lhe tiravam para receber alimento. Culpa do ciúme das mulheres e filhas dos senhores de escravos.

Enfim, o paralelo só foi traçado nestes termos porque nesta quinta-feira era esperada a presença do bicampeão Fernando Alonso na coletiva obrigatória de imprensa do GP da Hungria. Está certo que essas entrevistas não são nenhuma maravilha e os jornalistas nunca morrem de amores por ela. E por mais que o interesse fosse diluído pela presença de Sebastian Vettel e Sakon Yamamoto, que vão assumir assentos na Toro Rosso e na Spyker, fica a pergunta:

Havia a necessidade de Ron Dennis - ou quem quer que seja da cúpula da Mercedes ou da McLaren - proibir a presença de Alonso na coletiva, mesmo com o carrossel de perguntas que inevitavelmente aconteceriam sobre o "Stepneygate"?

Ora... bastava dizer... "me recuso a responder" ou "vamos falar de outro assunto". E pronto.

A ausência e o silêncio são, sem dúvida, muito mais desconfortáveis do que respostas vagas ou lacônicas que, por nenhum significado que possam ter, não dão a crer que existe uma forte censura da cúpula da equipe inglesa sob seus dois pilotos.

Lamentável, sobre todos os aspectos. Como já foi (bem) dito, se a equipe precisava de um ingrediente a mais para chafurdar na lama do desprestígio, arrumaram sarna para se coçar.

***

Em tempo: cartinha de 58 parágrafos, a troco de que?

***

Em tempo II: por que é que um piloto recém-estreante na GP2 se acha no direito de questionar o porquê da FIA autorizar a ajuda externa a Lewis Hamilton no recente GP da Europa? Robert Kubica, presente na coletiva desta quinta, foi taxativo e encerrou a discussão.

"Não tenho dados. Mas se ele pôde correr, é porque deixaram".
A FIA também encerrou o assunto à sua maneira e a ajuda externa como a que tirou o líder do campeonato da brita em Nürburgring embaixo de um aguaceiro, não será mais permitida.

2 comentários:

Gustavo Castro disse...

Ridícula a cartinha do SIR Ronnald Dennis, e concordando com o Rodrigo, a Mclaren tá arranjando sarna para coçar-se com essa proibição aos pilotos de falar do escândalo da espionagem.

Felipe Maciel disse...

Acho que a carta do Ron Dennis esclareceu muita coisa, muita coisa mesmo.
Agora eu confesso que duvido que haja qualquer punição para a McLaren, a menos que algo mude até o dia da discussão na tal Corte.
Mais uma pizza a caminho...