segunda-feira, 13 de agosto de 2007

O fenômeno Djokovic

Abro o jornal para ler as notícias esportivas e vejo com surpresa - mas nem tanto - que o sérvio Novak Djokovic venceu o Masters Series de Montreal, superando ninguém menos que Roger Federer na final.

O suíço não poderia ser um adversário melhor para o tenista de 21 anos mostrar que está pronto para ser um dos grandes do esporte. Foram três sets duros e os dois que Djokovic venceu precisaram de tiebreak, sem que nenhum dos jogadores concedesse quebra um ao outro. Federer venceu o segundo set por 6/2, mas capitulou diante do bom jogo do adversário.

Com o título no Canadá, Novak já desponta como o número 3 do ranking mundial, numa fulgurante aparição de um jogador que já tinha me chamado a atenção em outras ocasiões, merecedor de elogios dos experts de tênis do Sportv: Eusébio Resende, Dácio Campos e Narck Rodrigues.

Que hoje soltou a profecia:

"Daqui a um ano, o Djokovic não perde mais nenhum jogo para o (Rafael) Nadal."

Detalhe: o sérvio ganhou do jogador que hoje é tido como o único capaz de superar os feitos de Federer em quadra rápida, nas semifinais. E na decisão, cravou o número 1 do mundo.

Guardem bem este nome: Novak Djokovic.

Se as lesões não atrapalharem sua carreira, estamos diante de um futuro líder do ranking mundial da ATP.

2 comentários:

Gustavo Castro disse...

O Djokovic é uma das grandes promessas tenísticas. Mas que pese o fato, de desde 2005, o Federer não estar jogando o tênis que o fez entrar entre os cinco maiores tenistas de todos os tempos.

Felipe Maciel disse...

É verdade, acho que o Federer anda errando mais do que o normal. Ele vem numa fasé ruim para o nível dele, está tendo um começo de ano meio fraco, ganhou poucos torneios, 4 dos 10 que participou, se não me engano. Enfim, uma hora ele volta a jogar o que sabe.

Já o Djokovic realmente surpreendeu. Derrotar o Nadal e o Federer logo em seguida... Quem foi o último que conseguiu tal façanha???