quarta-feira, 15 de agosto de 2007

O campeão que ninguém viu

As conquistas do automobilismo brasileiro são incontáveis.

Só na Fórmula 1, oito títulos mundiais com Emerson, Piquet e Senna. Na ChampCar, triunfos para Emerson, Gil de Ferran e Cristiano da Matta. Tony Kanaan já foi campeão na IRL. Raul Boesel, no antigo Grupo C. Ricardo Zonta e Jaime Melo no FIA GT, e por aí vai. Se contarmos os títulos em categorias menores, eu perderia horas dissecando tudo isso.

O que eu quero dizer é o seguinte: a maioria dos campeonatos acima citados ganhou amplitude na mídia, especial e principalmente a F-1, além da ChampCar e IRL quando ambas tiveram seu auge na imprensa brasileira. Mas como o automobilismo não se resume a estes campeonatos, como é que nos comportamos quando um brasileiro ganha um Mundial... de Kart, por exemplo?

Infelizmente a tendência é ignorar, passar batido ou não ter nenhuma notícia ou fonte sobre essa situação. Não é o caso da notícia que me foi passada pelo Rodrigo, do blog F1 Grand Prix.

Pois bem: Rodrigo Faulhaber venceu o Mundial de Kart Indoor realizado em Phoenix, no estado americano do Arizona, derrotando 84 pilotos de 15 países - incluindo outros oito brasileiros que foram participar do evento, um deles o mais velho participante, o veteraníssimo Chico Inglês, de 58 anos de idade - que vi correr de Passat Hot Car em Jacarepaguá, 1981.

Rodrigo Faulhaber: o campeão que ninguém viu



Faulhaber, que também é carioca, somou 117,5 pontos ao cabo dos quatro dias de evento, três pontos e meio a mais que o austríaco Werner Trügler. Outros três brasileiros completaram entre os dez melhores: Pedro Washington (6º colocado), André Addison (9º) e Chico Inglês (10º). O Brasil foi terceiro na Copa das Nações, a um ponto dos EUA e três atrás da Bélgica.


Entre as escuderias, qualificaram-se três entre as 10 primeiras, com a NOVA / TopKart.com.br chegando em segundo, imediatamente à frente da equipe TopKart Barra. O pessoal da equipe TopKart Norte Shopping - em cujo kart indoor estive na semana passada, a propósito - chegou em nono.

Parabéns à galera do indoor e ao Rodrigo Faulhaber, mais um brasileiro campeão mundial no automobilismo - que infelizmente quase ninguém tomou conhecimento.

3 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Rodrigo,

Conheço o seu xará Faulhaber pessoalmente e posso dizer que se ele tivesse tido apoio na carreria poderia ter se tornado um nome importante do automobilismo brasileiro.

Estou colocando esse seu espaço na lista dos sites relacionanados lá do meu Blog.

Grande abraço!

Blog F1 Grand Prix disse...

E só mais uma coisinha...

Sem querer ser chato, mas é que eu acabei de começar o Blog e ainda luto para divulgá-lo. Se você ficou sabendo desse campeonato por mim, será que poderia colocar só uma pequena referênciazinha?

Muito obrigado Rodrigo!

Mestre Joca disse...

Mattar,
E alguém ainda se lembra do título mundial de kart do Guga Ribas em 86? Ainda foi criticado e desacreditado aqui no Brasil pois o campeonato havia sido realizado nos EUA, com boicote de pilotos europeus. Como se isso diminuísse o mérito do Guga. Foi o único título mundial que conseguimos no kart como categoria fórmula única já que os de Gastão Fráguas (1995) e do Rubem Carrapatoso (1998) foram conseguidos na extinta Fórmula A.Agora dos dois vice-mundiais do Senna ninguém esquece. Ô povinho ingrato e sem memória esse nosso. Credo!!