segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Na falta de túneis de vento...

... olhem só como é que as equipes de F-1 se viravam.

A foto abaixo mostra o Tecno-Martini passando por um teste de aerodinâmica. É isso mesmo. Os filetes brancos adesivados no monoposto mostram a eficiência (ou ineficiência) do trabalho dos designers que projetaram o carro.

Entre 1972, ano do seu lançamento, e o ano seguinte, o Tecno-Martini passou por cinco diferentes combinações aerodinâmicas. E o carro era ruim mesmo - marcou só um ponto, com Chris Amon, no GP da Bélgica de 1973, terminando três voltas atrás do vencedor, o escocês Jackie Stewart.

5 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, com certeza o carro era uma "barca" mesmo, embora tenha simpatia pela história da Tecno.

Realmente interessante essa foto com o cvarro cheio de "fitinhas" hehehe antigamente o negócio era bem empírico mesmo.

Já li que o principal fator do mau desempenho do carro era o seu motor flat 12 desenvolvido pelos próprios irmãos Pederzani que era pesado e pouco potente, (falam em 460 CV na melhor das hipóteses) mas acho que na verdade foi o conjunto como um todo que não correspondeu, é só ver que o carro como vc bem disse teve cinco versões diferentes.

Anônimo disse...

legal esse "teste" de aerodinâmica...mas eles filmavam o carro andando pela pista, pra ver o movimento dos filetinhos?
falando em túnel de vento, lembro do moreno, ao ser perguntado se a coloni tinha um..."...tem um ventilador..."hehehe

Anônimo disse...

REodrigo,

Este teste foi feito pela Copersucar em Interlagos, se não me falha a memória com o modelo F6.

Anônimo disse...

Lembro de fotos do Emerson testando um FD04 com esses filetes.
Eram outros tempos, e esse Tecno ai ,já era bem melhor que o primeira versão ,o da apresentação ,chega a ser incrivel como que uma equipe faz uma coisa como aquela,ainda mais um pessoal que já tinha um F2 muito competitivo.
De qualquer forma como FilipeWWW disse ,a Tecno chega realmente a ser simpatica ,porem foi uma historia muito curta .
Jonny'O

Rodrigo Mattar disse...

O teste com os filetes foi mesmo do FD04, aquele mesmo que quando saiu da prancheta pra pista era lindíssimo, muito mais do que o FD02.