domingo, 28 de janeiro de 2007

Montoya de volta ao pódio


Não foi fácil, embora tivesse parecido na última hora e meia de prova. Mas o colombiano Juan Pablo Montoya conseguiu desde 2005 sua primeira vitória no automobilismo internacional. Dividindo o Lexus Riley #01 da Chip Ganassi Racing com Scott Pruett e o mexicano Salvador Durán, ele conquistou o título das 24 Horas de Daytona, primeira prova da Grand American Road Racing (Rolex Series).

Nove carros diferentes comandaram a corrida em treze ocasiões. E nas últimas horas, com a reação do Pontiac Riley #10 da SunTrust pilotado por Wayne Taylor / Max Angelelli / Jan Magnussen / Jeff Gordon, além da ótima performance do carro da Samax tripulado por Patrick Carpentier / Darren Manning / Ryan Dalziel / Milka Duno, quase que a vitória do trio da Ganassi foi posta a perder.

Porém, Montoya fez um ótimo turno de pilotagem, estabilizou a situação e entregou de bandeja o carro perfeito para Pruett receber a quadriculada e comemorar a vitória.

Entre os brasileiros, Roberto Pupo Moreno conquistou o melhor resultado - foi 4º colocado, ao lado de JC France, do português João Barbosa e do veteraníssimo Hurley Haywood, que deverá pendurar o capacete ao fim do ano.

Hélio Castroneves estreou na prova com um nono lugar ao lado de Oswaldo Negri e Mark Patterson (que ano passado chegaram em segundo), além do companheiro de Penske na IRL, Sam Hornish Júnior.

Na GT, com as quebras dos Porsches favoritos, das equipes Farnbacher-Loles e Tafel Racing, venceu uma zebra: o carro da Alegra Motorsports com Jean-François Dumoulin, Scooter Gabel, Carlos de Quesada e Marc Basseng. Entre os cinco primeiros, dois Porsches, dois Pontiac GXP-R e um Mazda RX-8 - todos com excelente desempenho.

4 comentários:

Anônimo disse...

eu não me conformo ao ver estes carros da daytona prototype...como são feios!!! poderiam usar os da ALMS...que saudades da época da IMSA, com os porsche 962, nissan, jaguar, toyota...

Ivan Valério disse...

os da ALMS são mais bonitos e mais desenvolvidos, pois na GrandAm tem limite de desenvolvimento.

Anônimo disse...

Fabio,
Estou com tigo!
Putz,como estes carros são feios,até me desinteressei pela categoria ,não dá,carro feito de doer!
Acho que o pessoal atravez do regulamento tentou deixar os carros com aspecto retro, o tiro saiu pela culatra ,eles ficaram parecendo carrapatos com spoilers!

Jonny'O

Rodrigo Mattar disse...

Também não gosto dos DPs, mas vocês sabem né... o automobilismo americano, com exceção da Nascar, adora uma cizânia. A American Le Mans Series é tecnicamente mais desenvolvida e a ChampCar agora se encontra num estágio técnico bem mais acima da IRL.