segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Há 27 anos...

... a Fórmula 1 era exibida não pela Rede Globo para o Brasil, mas sim pela TV Bandeirantes.

Este provavelmente foi o único ano em que a emissora paulista deteve os direitos de transmissão da categoria máxima, situação sem dúvida movida pelo desinteresse da Globo após um ano tenebroso de Emerson Fittipaldi com o Copersucar F6A e a pouca quilometragem (e os parcos resultados) de Nelson Piquet, com o Brabham-Alfa.

Achei no Youtube um ótimo vídeo com imagens da etapa inaugural, o GP da Argentina, disputado sob um fortíssimo calor em Buenos Aires. Eu assisti essa corrida e fiquei muito feliz com o Nelson Piquet chegando em segundo e o Keke Rosberg subindo ao pódio com o Fittipaldi F7.

A transmissão teve a presença "in loco" de Fernando Solera e Galvão Bueno narrando, com comentários do saudoso Giu Ferreira e reportagens de Álvaro José, um mestre dos esportes amadores - e gente finíssima, como pude conferir num rápido bate-papo na Stock Car em dezembro último, quando ele inclusive me deferiu rasgados elogios.

3 comentários:

Anônimo disse...

Maravilha de video Mattar!
Que saudade que dá!
Como eram lindos os carros asa,quantas ultrapassagens,que época.
E pensar que poucas corridas depois,no GP dos EUA ,o Brasil voltaria a vencer em um final digno de cinema,com Piquet em primeiro e o Emerson em terceiro com um carro Brasileiro!
Putz!!!

Jonny'O

Anônimo disse...

Rodrigo, fico imaginando se você tem acesso aos arquivos da Globo de F-1.
Se tiver, você é um abençoado, de poder assisitir àquelas corridas antigas, performances espetaculares de grandes pilotos e, ainda por cima, revisar a história das transmissões da categoria no Brasil. Apesar das dificuldades, elas eram bem feitas, por craques como o Luciano, Galvão, Léo Batista.
Há uma fita, vendida pela Revista Manchete na época, com a gravação da corrida de Monza, em 1972, feita pelo Barão Wilson Fittipaldi. É uma das narrações mais elegantes, e emociantes, que eu conheci.

Abraço.

Anônimo disse...

Realmente uma grande época, foi isso o que me fez ser alucinado pela Fórmula 1.