sábado, 20 de janeiro de 2007

Koysestranha!

A trapizonga aqui abaixo foi um dos carros mais esquisitos que a Fórmula 1 já conheceu.


Trata-se do Eiffeland Caravan 21, projeto do designer italiano Luigi Collani sobre um chassi do March 721.

A Eiffelland é uma firma alemã fabricante de trailers e motorhomes, que apoiava Rolf Stommelen (falecido em 1983 num acidente em Riverside, numa prova da IMSA) na F-2 e depois na F-1. Ela era a patrocinadora pessoal do piloto na Brabham e depois na Surtees.

Com um reforço no orçamento, a empresa comprou um carro para Stommelen e Collani transformou o March nessa autêntica "koysestranha" da fotografia.

As linhas insólitas não são o único detalhe que chama a atenção do Eiffelland. Notaram o espelho retrovisor central, e em que altura ele ficava? Além da tomada de ar?

Realmente, um carro como poucos já vistos na F-1.

E a propósito: o Eiffelland largou em oito provas, tendo como melhor grid um 14º no GP da Alemanha, em Nürburgring; e dois 10ºs como melhor posição em corrida, no dilúvio de Mônaco e em Brands Hatch, na Inglaterra.

2 comentários:

Anônimo disse...

hehehe realamente para ser esquisito assim tinha que ser coisa do Luigi Collani, um designer alemão cujas criações sempre foram e são , digamos assim pouco usuais, para dizer o mínimo hehehe

Mas óbvio que só o design não ia fazer o carro dar certo.

Dizem que o carro era muito rápido de reta, mas por justamente não gerar muito downforce, já dá para imaginar como era nas curvas, né ?

que acha esse carro esquisito, deêm uma passada no site dele e vejam algumas das coisas que ele projetou, atenção aos caminhões, são fantásticos !

http://www.colani.de

abs

Filipe W

Anônimo disse...

A coisa mais interessante desta época era justamente a apresentação dos carros,era uma delicia para os olhos ,ver algo novo unico,mesmo não dando certo, alias muitos carros de varias equipes nunca correram com o visual da apresentação ,pois na época o negocio era testado e alterado na pista.
Só para lembrar ,o Tyrrell P34 original nunca correu,assim como o BT48 de 79,312B3 de 73, BRM de 72,Tecno....

Jonny'O