segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Um "miracolo" chamado Zanardi

23 de outubro. Dia do nascimento do maior jogador de futebol do planeta: Edison Arantes do Nascimento, Pelé.

Dia em que também celebramos o aviador, presente na figura fundamental do franco-brasileiro Alberto Santos Dumont, que deu um vôo para a história com o 14-Bis há exatos 100 anos.

E é o aniversário de 40 anos de um grande guerreiro do esporte - Alessandro Zanardi.


O que este homem faz desde o gravíssimo acidente sofrido em 2001 no circuito oval Eurospeedway em Lausitz, na Alemanha, é de fazer o coração mais gélido tremer de emoção.

Basta uma simples pergunta: que outro esportista perde as duas pernas e volta a fazer, com tesão, paixão, garra e competência, aquilo que melhor sabe fazer na vida?

Um tenista ou mesa-tenista não conseguiria, pois não teria como correr. Um jogador de basquete, jamais, porque não teria o impulso necessário para uma enterrada. Um craque do vôlei, nem se diga...

Mas o automobilismo felizmente ainda permite que certos casos excepcionais como o do italiano aconteçam. E sejam eventos cada dia mais felizes.

A garra deste homem impressiona desde o momento em que ele acordou do coma induzido num hospital após seu acidente e, resignado, suspirou dizendo para a esposa Daniella. "Tenho você e nosso filho (Niccolo, então com 2 aninhos) e isso é o que importa."

A vontade de acelerar sempre falou mais alto do que a razão e Zanardi foi subvertendo a lógica, ano após ano. Com o auxílio de próteses, ele se movimenta também apoiado em bengalas, mas mostra que ainda sabe - e muito - o que faz ao volante de um carro de corrida.

Duvidam? Em 2003, convidado pela ChampCar a completar as 13 voltas que faltavam para uma corrida onde ele seria o vencedor (não duvidem disso), ele virou a 313 km/h de média num Reynard Cosworth - e seria o quinto tempo do grid da corrida daquele ano em Lausitz.

Veio para o Brasil no fim do ano com uma equipe de pilotos que militavam nos EUA, entre os quais Michel Jourdain Jr., Oriol Serviá e Jimmy Vasser, para correr as 500 Milhas da Granja Viana. E deu um show com um kart adaptado, chegando em quarto e ovacionado por quem esteve assistindo a corrida.

Naquele mesmo ano, ele já experimentara o retorno, com uma BMW 320i adaptada, no certame europeu de Turismo, conseguindo um sétimo posto como melhor resultado.

Foi a senha: ano retrasado, tornou-se participante regular do então ETCC, terminando o campeonato em décimo-quarto. E para os que duvidavam dele, o cala-boca veio em forma de nove vitórias em 2005 - uma no Mundial (o WTCC) e oito no Campeonato Italiano, onde sagrou-se campeão.

Isso mesmo! Com próteses e tudo, Zanardi continua forte e competitivo. E ainda teve, por merecimento, uma menção como o "Maior Retorno Ao Esporte", no Laureus World Sports Awards.

Neste ano, Alex está em 11º na classificação do WTCC, com 26 pontos e uma vitória, na Turquia. O grande momento, porém, foi o pódio na segunda prova da rodada dupla de Curitiba, onde comemorou com champagne sentado no degrau de terceiro lugar e saudado com urros pela torcida brasileira.

Para onde vai hoje e onde irá no futuro, todos respeitarão e saudarão este homem. Graças a Deus, são poucos os que teimam em dizer que 'quem vem do automobilismo americano não existe'.

O que é uma grande mentira, pois antes de ser bicampeão na CART e dar shows inesquecíveis como a vitória em Laguna Seca com direito a humilhante ultrapassagem sobre Bryan Herta na temida curva do Saca-Rolha, ele também estivera na F-1.

Por tudo o que aconteceu a ele, é um "miracolo" que ainda o vejamos nas pistas.

Valeu Zanardi!

5 comentários:

Anônimo disse...

Esse merece uma Grande Homenagem, sem dúvida.

Anônimo disse...

"Emocionante" é o mínimo a dizer com uma história dessas.

Zanardi é um cara do bem, e seu retorno é uma daquelas coisas que fazem bem a ele próprio e a quem está ao seu redor.

Alex Zanardi é um campeão.

Anônimo disse...

A historia desse piloto é uma daquelas que servem de exemplo de superação...

Anônimo disse...

E além disso tudo, é o autor de uma das maiores ultrapassagens que vi na vida...na última volta em Laguna Seca, não lembro quem era o adversário, mas acho que era o Bryan Herta..

Abraços

Anônimo disse...

O Alex Zanardi é realmente um heroi, sempre será homenagiado.
Suas atuações na Cart foram marcantes ,como foi lembrado pelos amigos aqui.
É um exemplo de vida.

Jonny'O