domingo, 29 de outubro de 2006

A força de 58 milhões de brasileiros


O Brasil venceu.

Parabéns a mais de 58 milhões de eleitores que não se deixaram levar pelo maior massacre que um governante jamais sofreu desde a restauração da democracia.

É com a força do povo, a força de quem faz uma nação crescer, que Lula vai governar por mais quatro anos.

Um povo sofrido, que só quer o melhor para si - e isso inclui colocar os aloprados, os corruptos e os bandidos na cadeia, venham de onde vierem, mesmo que sejam do próprio PT.

E como creio que não serei capaz de reproduzir tão fielmente o estado de graça que todos nós, eleitores de Lula e do PT estamos, faço minhas as palavras do camarada Luiz Alberto Pandini.

Vencemos os preconceitos, o terrorismo, a parcialidade da mídia, as caras feias, as mentiras, os e-mails cheios de erros de português de gente que insiste em chamar Lula de "analfabeto", os nojentos e escrotos adesivos com a mão de quatro dedos dentro de uma placa de proibição.

Vencemos uma direita raivosa, corrupta, suja, assassina e desonesta, representada por partidos como o PFL. Vencemos a prepotência dos próceres do PSDB, um partido que nasceu se apresentando de centro-esquerda mas formado por intelectuais preconceituosos que se recusavam a "se sujeitar à liderança de um macacão azul".

Vencemos uma elite hipócrita, que se julga dona da verdade, que se coloca acima das leis, que se imagina melhor que seus semelhantes de vida menos afortunada. E, principalmente, que não admite abrir mão de um pouco do muito que pode ganhar - e, com isso, permitir uma vida melhor àqueles que não têm sequer o básico para a sobrevivência.

Vencemos após um ano de bombardeio de uma mídia podre, mentirosa, desonesta, corrupta, carcomida pelo ódio de perceber que seus tempos de desmando chegaram ao fim. Uma mídia ultrapassada, obsoleta, embotada pela cegueira de quem não percebe que os tempos mudaram e que seus jornais, rádios, revistas e TVs não são mais as únicas fontes de informação das pessoas. Uma mídia que insiste em se apresentar como "neutra", mas que durante mais de um ano mentiu, distorceu, omitiu e caluniou.

Vencemos. Resumo o significado desta vitória tomando emprestado um fragmento de um artigo de Emir Sader, publicado no site da Agência Carta Maior no último dia 22 de outubro: "Nunca mais ricos governando em nome dos ricos, com falsas promessas para os pobres. Nunca mais um governo vassalo dos EUA. Nunca mais um governo que criminaliza os movimentos sociais. Nunca mais um governo que desmantela o patrimônio público pela privatização de empresas estatais. Nunca mais um governo que dissemina a educação privada em detrimento da educação pública, que promove a mercantilização da cultura. (...) Nunca mais governos que concentram ainda mais a renda no Brasil, que vendem a Amazônia para ser vigiada pelas raposas do Império".

Vencemos! Boa sorte, presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segure seus aloprados, governe para quem precisa, faça com que este povo possa finalmente começar a escrever sua história com as próprias mãos. E não se preocupe comigo: não quero nada em troca do meu voto, a não ser um país melhor, mais justo, em que ninguém viva na miséria. Eu sou de classe média, tenho um bom padrão de vida sem ser rico, pude lutar e conseguir tudo o que preciso.

18 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS.

Anônimo disse...

O populismo e a corrupção venceram. Coitado de nosso povo, que mais uma vez foi manipulado por quem queria apenas se perpetuar no poder a todo o custo. O Brasil novamente ruma em contramão aos acontecimentos e avanços do mundo. A esquerda morreu, só na boca de meia dúzia é que ela ainda existe. Hoje o que vale nesse país e vencer as eleições. Crescimento? Diminuição das desigualdades? Para quê se os políticos que não possuem projetos sérios e comprometidos com o futuro da nação precisam de um povo alienado e pobre para poderem se eternizar no comando.

A política neoliberal e o grande capital estrangeiro agradecem a manutenção das diretrizes impostas por FHC e mantidas pelo Lulla. A vitória são deles.

Marco Aurélio disse...

“Consumatum est. Mais quatro anos de mentiras, roubalheiras, falta de crescimento,viagens no Aerolula, etc, etc, etc. Merecemos. Também a alternativa era péssima.” Estas foram as palavras do meu pai,quando soube da vitória de Lula. Espero que ele esteja errado!

Um abraço

Marco Aurélio

L-A. Pandini disse...

Marco Aurélio, um esclarecimento que a "grande mídia", oficialmente tão preocupada com a verdade dos fatos, nunca se interessou em dar. O que eles chamam de "Aerolula" é um avião que pertence à Presidência da República, e não ao Lula. Todos os presidentes eleitos de 2006 em diante terão o direito de usá-lo enquanto ocuparem o cargo.

Esta é apenas mais uma das falácias que a oposição usou para tentar minar o governo Lula. Como se vê, quebraram a cara.

L-A. Pandini disse...

Dona Laura, que falta de originalidade: colocar em vários blogs o mesmíssimo texto...

Rodrigo Mattar disse...

Este é um espaço democrático. Estamos festejando a vitória da democracia e sobretudo do povo sobre um cataclisma que a "direita" deste país queria provocar. Lula conseguiu, em duas eleições consecutivas contra adversários do mesmo partido, um percentual praticamente idêntico de votos - enquanto o candidato que certamente alguns defenderam conseguiu perder (eu disse PERDER) 2,5 milhões de votos!!! Se isto não é um claro sinal de incompetência para angariar votos para si mesmo, então não sei bem o que dizer.
Em suma: quem estiver descontente, que procure esperar até 2010 para protestar contra o governo vigente. Porque a profecia de Jorge Bornhausen caiu por terra. E continuará caindo.

Anônimo disse...

Rodrigo,

É lamentável que apesar de 21 milhões de votos a mais, ainda tem uns bobos que acham pouco. Bem colocou você sobre os 2, 5 milhões de votos a menos, pena que não tenhamos tido mais uma semana de campanha, pois aí até no RS o Lula teria vencido e esta diferença seria de uns 28 milhões de votos.

É...Deixa o homem trabalhar....

Anônimo disse...

Não meu caro L-A. Pandini, falta de originalidade é querer dizer que “vencemos”. Que vitória é essa afinal das contas? O que esse governo fez de diferente de todos os outros que tivemos de 1990 para cá? Tirando os escândalos de corrupção (que aumentaram em PG no período) pouca coisa.

Os candidatos comprometidos com o povo (uma Heloisa Helena, por exemplo) não tiveram chances de disputar as eleições contra os barões da política. Só a elite personificada nas figuras de PT e PSDB e seus aliados é que comandam as decisões. Qualquer um dos dois no poder é a mesma coisa, tirando que o PSDB rouba com discrição.

Anônimo disse...

em primeiro lugar meus parabens atrasado a vitoria de seu candidato. estamos em um regime democratico e sempre havera discordancias.
peço apenas atenção a alguns detalhes.
o candidato vencedor levou mais ou menos sessenta por cento dos votos, isto significa que existe uma quantidade grande de pessoas que reprovam o governo que vai continuar.
sou parte dos que reprovam este governo, mas procuro não ter raiva e nem ressentimentos. um crescimento maior apenas do que o haiti, e sinal de quem algo muito errado, e se enxergam sinais na burocracia enlouquecedora, na justiça lenta, na corrupção desenfreada e na carga tributaria escorchante. quanto aos que acham que houve perseguição, gostaria de lembrar que lula e fhc disseram a mesma frase: nunca houve um governo que investigou tanto quanto esse.
FHC escutas telefonicas das telecomunicações.
lula inicio do escandalo dos correios.
então amigos, não acho que existe uma midia odiosa ao lula, mas e obrigação da imprensa cobrar, e nosso povo tem muitas demandas, este presidente que esta ai procurou botar cominda na mesa de todos, mas e preciso lembrar tb de quem trb e produz.
com todo o respeito, embora não acredite na capacidade deste presidente, ainda assim desejo boa sorte e juizo a ele em seu proximo mandato.
em tempo, quanto ao aerolula, desde o governo collor que os militares responsaveis pela segurança pediam um novo avião para a presidencia, visto que o anterior era de 1957, então foi mais uma nescessidade pratica do que um luxo.
e seu estiver errado, daqui a 4 anos podem dizer para mim que eu errei, não me ofenderei nem um pouco.

Anônimo disse...

A Todos,

Li ontem, que a policia federal interrogou 2 jornalistas da VEJA. O delegado insistia em saber as fontes da reportagem. Esse é o método do PT. Isso é que dá termos uma policia federal politizada. Ela está querendo descontar o vazamento das fotos do dossiê. Não sei se os senhores se lembram da tentativa do Lulla de criar mecanismos de censura. E da tentativa de deportar aquele jornalista americano que disse que ele era chegado numa pinga. Não se pode falar verdades pro Molusco que ele fica poderoso. Ele não fala que é democrata? É um ditadorzinho de republiqueta.

Luly disse...

Para mim os quatro anos de Lula foram péssimos, queria realmente algo melhor pra minha classe. O que fazer? Por hora trocar soja por feijão e comemorar a leve alta do boi... rs. Mas enfim parece que o Blairo Maggi conseguiu negociar o ministério da Agricultura, então vamos ver se paro de andar pra trás, senão qualquer dia volto ao ponto zero.
Parabéns por seu candidato ter saído vitorioso.
Luly.

L-A. Pandini disse...

Dona Laura, você (permita-me chamá-la assim) e uma ou outra pessoa do PSOL (partido com muitas pessoas que considero sérias) me lembram aquele velho ditado da época da ditadura: "A esquerda brasileira só se une na cadeia".

Tem muitas coisas que não gostei no primeiro mandato de Lula. Mas dizer que Lula e FHC fizeram governos semelhantes é típico de uma esquerda para a qual ou se muda tudo de uma vez só, ou não se muda nada. Eu gostaria que mudanças viessem de maneira mais rápida e mais profunda. No entanto, prefiro um avanço lento ao retrocesso que seria a eleição de Geraldo Alckmin.

Sr. Carlos Roberto: ao contrário do que imaginas, a imprensa não está acima das leis. Nenhuma publicação tem o direito de fazer acusações sem provas a ninguém, nem mesmo ao presidente da República. E a Veja fez exatamente isso.

Concordo que tentar deportar Larry Rother foi uma bobagem sem tamanho. Mas a criação de órgãos reguladores da mídia (entenda que "reguladores" não significa "controladores") não é ditatorial, não: é necessária. Assim como são necessários órgãos como o Conar, a OAB e os Conselhos ligados às demais profissões.

Os donos da mídia simplesmente fizeram campanha contra o projeto do Conselho Federal de Jornalismo chamando-o de "autoritário" e enterrando qualquer possibilidade de debate sobre o CFJ. Isto sim é autoritarismo.

Por último, "republiquetas" como França, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido possuem órgãos reguladores de mídia, como se pode ver abaixo:

Federal Communications Commission - Estados Unidos
www.fcc.gov

Office of Communications - Reino Unido
www.ofcom.org.uk/

Conselho Superior do Audiovisual - França
www.csa.fr

Entidade Reguladora para a Comunicação Social - Portugal
www.erc.pt

Conselho do Audiovisual da Catalunha - Espanha
www.audiovisualcat.net

Conselho Audiovisual de Navarra - Espanha
www.consejoaudiovisualdenavarra.es

Conselho Audiovisual da Andaluzia - Espanha
http://www.juntadeandalucia.es/SP/JDA/CDA/Secciones/Otras_instituciones/JDA-Consejo_Audiovisual

Independent Communications Authority of South Africa - África do Sul
www.icasa.org.za/

Abraços a todos,

LAP

Anônimo disse...

Com esta ação de intimidação da Polícia Federal contra os repórteres da revista Veja, pode-se dizer que o 2°mandato de Lula se iniciou.

Anônimo disse...

Uma pena que nem todos jornalistas que possuem um blog meu querido Rodrigo Mattar sejam como você que dá o espaço democraticamente para as opiniões contrárias.

Eu publiquei dois comentários em um determinado blog e o seu dono censuraram o conteúdo de maneira ditatorial e perversa. Veio falar em vitória da democracia, mas ele mesmo não tem a coerência de publicar uma opinião contrária por puro fanatismo e falta de respeito só porque eu respondi a insinuação que ele veio fazer a mim, fiz em tom respeitoso e apenas no campo das idéias. Pena que o ele não fez o mesmo.

Esse pobre indivíduo ainda a cara de pau de falar da parcialidade da mídia. Logo ele que é mais parcial que a maioria e chegado a ser um ditador de primeira linha quando o assunto é política. Se ele não gosta de ouvir opinião contrária a sua deveria deixar de ser jornalista e apagar esse seu blog. Lugar de torcedor é na arquibancada.

Obrigado por ser sempre tão respeitoso, mesmo sendo firme em suas convicções.

Anônimo disse...

Carlos Roberto,

Apenas para embasar como você colocou de maneira imprópria sobre o que falou sobre a PF, veja o que fizeram com o Prof. Sader por ele ter falado a VERDADE sobre a declaração do Senador Bornhausen ano passado: ..."vamos acabar com esta Raça"... (falava dos Petistas). O Bornhausen hoje diz/afirma que ele tem que ser punido porque distorceu falando que a declaração que dera era de cunho RACISTA. E Eu pergunto: Não era? Porque a Direita desesperada não comenta sobre esta decisão? Mas preferem comentar que o Problema dos Controladores de Vôos é culpa do Lula...daqui a pouco vão escrever que a Invasão Francesa em 1565 foi culpa do Barbudo.

Anônimo disse...

Ao Mestre Caique,

Em primeiro lugar, é ótimo ler Saco de Gatos e Blig do Gomes, para conferir seus comentários e respostas às poucas intervenções que faço. E vc responde de maneira pronta e eficaz.

Acho que a Imprensa deva ser livre sempre. Quem se sentir prejudicado por ela, que entre na Justiça. Se não fosse essa Imprensa, em 05/2005 não saberíamos dos escândalos patrocinados pelo PT.

Gostaria que vc me explicasse, a mando de quem, a PF agiu tão rápidamente pra quebrar o sigilo bancário de um caseiro em Brasilia, que tinha 28 mil reais na conta(recebido herança de pai biológico) e porquê essa PF é tão lenta pra dizer de onde veio o dinheiro pra pagar o tal dossiê? São essas coisas que me intrigam no PT. Esses fatos me levam a crer que o PT garroteou a PF. Obs: Não sou eleitor do PSDB, PFL, PMDB, PT ou qualquer outro partido.

Anônimo disse...

Corrigindo : Não foi a PF que quebrou o sigilo bancário do caseiro e sim a Caixa Federal.

Anônimo disse...

Carlos Roberto,

O sigilo foi quebrado pela CEF a mando do então Ministro Palocci. Este ato do palocci, ao contrário do que muitos pensam, não foi para se precaver sobre questões da Economia Brasileira, como aliás a nossa querida e IMPARCIAL mídia falou. Na realidae aqueles que hoje compoem a chamada oposição pegaram pesado na VIDA PESSOAL do Palocci porque não conseguiam pegá-lo nas audiencias em que participou e o Palocci sabendo que depois desta denuncia o bicho ia pegar no unico lugar que ele não queria que ficasse ruim, tomou a atitude de quebra de sigilo do Francenildo, porque já sabia que quando chegasse em casa a Dona Palocci o estaria esperando com um ROLO de PASTEL novo, comprado numa Loja de R$999,99 e não R$9,99, porque a tal casa do Francenildo era um PUTEIRO e não lugar onde se faziam negociatas. Aliás somente uma mídia que ainda acha que pode enganar o cidadão é que acha que um Ministro vai fazer um Jabá numa casa dessas. Pense comigo: Imagine se um de nós fosse um Ministro e que pensássemos em fazer um falcatrua. Onde você combinaria tudo? Eu não tenho dúvida: Faria no meu gabinete, onde toda a semana uma Varredura de Grampos é Feita e não na Casa de Prazeres do Lago Sul. Aliás, porque será que a Doma Mary Sei lá o quê sumiu de circulação? Eu respondo: porque TODOS os parlamentares estão envolvidos nestas casa e festas de Bacanal...
Porque também, falando da PF, o Delegado Bruno disse que não fez e fez? A Imprensa disse que o Cara não tinha dito e as gravações mostraram que foi exatamente como foi falado e a Globo, Estadão, Folha e Jovem Pan, disseram que o Marco Garcia estava errado e depois de 9:30 m de gravação, ficou tudo provado? E os dois de Varginha, sendo que a tal suely ainda é secretária Executiva do PSDB, portque isso foi escondido?
Caro Carlos, fique tranquilo que a PF vai mostrar direitinho de onde veio e por que caminho veio este dinheiro, e também como coube tudo naquela maleta.
E o Emir Sader? Porque não se fala da Liberdade de Imprensa neste caso? Porque quando um Procurador da República fala algo contra o PT é um ótimo Procurador e quando fala e ASSINA que os Repórteres da Veja estão mentindo é Suspeito ou desonesto?

Abraços,

Caíque.