domingo, 8 de outubro de 2006

E por favor, não me falem em sorte!

Semana passada, ao abrir sua coluna em "O Globo", Celso Itiberê pediu que não se falasse do 'fator sorte' na vitória de Michael Schumacher na China.

Pois bem... eis que o alemão, depois de seis anos (isso mesmo, mais de 72 meses, centenas de corridas e milhares de quilômetros) teve um motor quebrado em sua Ferrari.

Zero ponto em Suzuka. Pior para ele: Fernando Alonso venceu e está a um ponto do bicampeonato.


Diga-se de passagem, será muito justo. Por tudo o que a Renault e o asturiano fizeram de bom sem em momento nenhum usar de tramóias ou falcatruas para chegar ao topo.

E os amortecedores de massa? Ora... eles vinham sendo usados com regularidade pela escuderia francesa, ajudavam sim no fantástico desempenho do carro, mas eles continuaram fortes (não tanto quanto antes) mesmo sem eles.

A "dona FIA" tem sua parcela - imensa - de culpa nesta virada em favor da Ferrari quando, a partir da Hungria, tentaram jogar Alonso e Flávio Briatore na fogueira da inquisição, fazendo de ambos uma versão rediviva de Joana d'Arc.

Punições descabidas na Hungria e especialmente na Itália não tiraram o ímpeto deste jovem piloto que nasceu para brilhar. Nasceu para vencer. Nasceu para ser campeão.

Se vai ser feliz na McLaren, isto é outra história. Mesmo em crise técnica, Ron Dennis sabe que terá em sua escuderia um piloto de altíssimo nível - e que mesmo com seus maus modos com relação à imprensa do seu país, não vai dar trabalho como Kimi Raikkönen, que cisma em aparecer nas seções de fofocas graças à suas aventuras etílicas.

O futuro da Fórmula 1 está diante dos nossos olhos, volto a repetir. Dia 22, uma página será definitivamente virada. E para gáudio de muitos, com 98,73% de chance de Alonso faturar o bicampeonato mundial.

Com inteira justiça!

E, por favor, não me falem em sorte.

3 comentários:

Anônimo disse...

fico feliz pela opurtunidade de alonso. e mesmo um caso excepcional ter quebrado a ferari de schumacher.
como não gosto dele desde atirou o carro dele em cima do damon hil, pena que quebrou tão pouco o carro dele, acho que merecia ter quebrado muito mais.

Anônimo disse...

E as asas flexíveis da Ferrari? Na Hungria o Schumacher também recebeu uma punição, diga-se a mesma que o Alonso.

Se a Ferrari é tão protegida, por que a FIA mudou os regulamentos (a maioria mudanças estúpidas) nos últimos 4 anos justamente para tentar quebrar o domínio dos italianos?

A FIA joga sempre em busca do “equilíbrio” mesmo que não seja de maneira honesta.

OBS: título merecido do Alonso só que dava para a decisão ter sido no Brasil. Faria jus as disputas desse ano.

Anônimo disse...

Agora Alonso tem muito mais a perder do que o alemão,
e isso deixa a pessoa mais travada. Ao contrário, o alemão vai correr soltinho, soltinho - vide Senna em 88.
Ele já provou ter nervos no lugar e tal, mas nunca se sabe, sangue latino. Eu apostaria meu dinheiro na vitória do alemão e na defenestração do Alonso, tipo saída de pista, quebra, ou defenestração pura e simples.
Mais uma, menos uma...