Nos anos 50, quando a Espanha não tinha ídolos no esporte e o Real Madri ainda engatinhava sua trajetória de títulos europeus de futebol, surgiram dois personagens pra lá de hilários e atrapalhados - obra e graça do catalão Francisco Ibañez: Mortadelo e Salaminho.
Os dois foram criados em 1957 como uma paródia da dupla Sherlock Holmes & Dr. Watson. Agentes "secretos" da T.I.A (Técnica em Informações Avançadas) - também uma sacanagem em cima da CIA, a central de inteligência estadunidense - eles se envolviam nas situações mais bizarras com a ajuda do chefe Super, do Professor Bactério, cheio de invencionices, e da secretária Ofélia, sempre aparecendo na hora errada.
As histórias da dupla também misturaram ficção com realidade. Num dado momento, o general Pinochet poderia ser visto junto com o Tarzan. Ou então, o Super-Homem com o príncipe Charles, no mesmo episódio em quadrinhos.
No Brasil, Mortadelo e Salaminho foram publicados pela extinta Rio Gráfica Editora (RGE), em revistão e depois em revistinha. E pela editora Cedibra, com 29 excelentes e bem editados álbuns disputados a tapa por colecionadores em sebos e sites de leilões virtuais.
Entre os títulos publicados, um deles é simplesmente hilário: "A T.I.A contra a S.O.G.R.A".
Em 2003, com produção espanhola, foi lançado o filme Mortadelo e Salaminho (Mortadelo y Filemón) que reproduz, com absoluta fidelidade, as situações inusitadas da dupla de agentes mais bizarra da história dos quadrinhos. O filme já passou por aqui em TV a cabo e é realmente muito divertido.
7 comentários:
Mortadelo e Salaminho...
Muito bom!!
Eu tenho este álbum: A T.I.A. contra a S.O.G.R.A. e outros lançados no Brasil.
Grande lembrança Mestre Mattar!!
Eu adorava!!!! "O Sulfato Atômico" foi uma das histórias editadas em revistão e era de morrer de rir.
Em 1996, "Mortadelo e Salaminho" já era raridade por aqui. A internet engatinhava e ainda não havia E-bay, Mercado Livre, essas coisas... Aproveitei uma viagem profissional à Espanha e comprei os dois "revistões" deles que encontrei. Em espanhol, ficava mais engraçado ainda.
Belíssima lembrança. Vou ler os meus! (LAP)
Cacilda, esse era do tempo do guaraná de rolha !
Mas era bom demais !
Mortadelo e Salaminho junto com Tintim e Asterix eram meu livros de cabeceira. hehehe
abs
Filipe W
Possuo alguns Mortadelo e Salaminho comprados nos anos 70 mas faltam alguns, alguem pode me ajudar?
Meu Deus, por que não guardei essas revistinhas !!!...
Era pivete e não tinha bola de cristal... Mas rachei o bico com esses dois na época.
Quem puder, entre em contato e poderíamos tirar cópias talvez (melhor) coloridas dos gibis e trocar. Qualquer despesa, eu negociaria. Obrigado!
Iniciativa Mortadelo e Salaminho de volta ao Brazil, leia os álbuns em PDF: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_26247958
Postar um comentário