sexta-feira, 18 de abril de 2008

A VOLTA

A qualidade técnica dos carros que fazem parte da GT3 é inquestionável. Tivemos no primeiro campeonato Ferrari F430, Porsche 997 GT3 RS, Dodge Viper Competition Coupé e Lamborghini Gallardo.

A estes quatro modelos, neste ano se juntam o Ford GT - revivendo a mística do lendário GT40, e o Aston Martin DBRS9, que ainda não chegou ao Brasil mas está confirmado para o campeonato 2008. Agora, é a lista de inscritos que ganha cada vez mais nomes de peso.

Vieram da Stock Car o multicampeão Ingo Hoffmann, Antônio Jorge Neto, Giuliano Losacco, Thiago Marques, Alceu Feldmann, Allan Khodair, entre outros.

Ricardo Rosset, que passou há 10 anos pela Fórmula 1, regressa ao automobilismo na GT3 este ano, assim como Nelson Piquet - que deve estrear em Interlagos dia 11 de maio.

E é na próxima rodada dupla que uma parceria "das antigas" vai ser revivida quase 40 anos depois: Wilsinho e Emerson Fittipaldi confirmaram presença no campeonato com um Porsche 997 GT3 RS da equipe WB-Konrad. O anúncio foi feito por um otimista Wilsinho, nos boxes de Curitiba, onde deu umas "voltinhas" com o carro.

Rápido, bonito, mas pouco resistente: o Fitti-Porsche é parte da rica história do automobilismo brasileiro



A ligação da família Fittipaldi com carros Porsche vem de muito tempo. Em 1967, eles construíram com base num chassi de Porsche 550 RS, o protótipo Fitti-Porsche - que naquela época era o carro mais rápido do país. Se velocidade era o forte do belo carro, que nas Mil Milhas daquele ano marcou a pole position com o inacreditável tempo de 3'31"8, a resistência deixava a desejar. Mas os irmãos marcaram história pela ousadia e pela competência em fazer um carro que em matéria de rapidez só seria suplantado pela Alfa P33 importada pela Jolly-Gancia, impecavelmente conduzida por Marivaldo Fernandes e José Carlos Pace.

Agora, 41 anos depois daquela aventura e trinta e três desde que os dois estavam juntos numa mesma pista - Emerson no McLaren M23 número 1, com o status de bicampeão mundial, e Wilsinho como piloto-construtor-chefe de equipe do Copersucar FD02 número 30, os dois reúnem forças novamente.

Avôs, sexagenários, com velocidade e gasolina nas veias.

Bem-vindos de volta, irmãos Fittipaldi!

Nenhum comentário: