domingo, 4 de dezembro de 2011

O Doutor da bola


"Sócrates morreu de tanto viver, que é uma boa forma de morrer"

(Flavio Gomes)


O futebol brasileiro e mundial chora hoje a perda de uma personagem que entrou para a história do esporte. Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira nos deixou na madrugada deste domingo, aos 57 anos de idade, vítima de um choque séptico, após uma luta imensa para seguir vivendo do jeito como queria, gostava e desejava.

Libertário por natureza, o Doutor Sócrates tinha características que admiro muito nas pessoas. Um caráter acima de qualquer suspeita. Posições firmes, precisas. Sinceridade expressada nas palavras e também em como atuava no campo, defendendo primeiro a camisa do Botinha, o Botafogo de Ribeirão Preto, onde estourou para o futebol nos anos 70, com a elegância que seu 1,90 metro permitia. Aquele rapaz magro, de rosto marcado pela acne, não por acaso passaria a ser conhecido como Magrão.

O Magrão chegou ao Corinthians em 1979 e tornou-se ícone de uma torcida sofrida e apaixonada. Conquistou títulos que, por exemplo, Rivellino não conseguiu. E tornou-se, junto a Adílson Monteiro Alves, Wladimir, Casagrande, Édson Boaro e tantos outros, um dos pilares da chamada Democracia Corinthiana. Extinta a necessidade da concentração, os jogadores passaram a ser donos do próprio nariz. E Sócrates, já adepto de uma boa cervejinha, naturalmente era defensor da liberdade no Parque São Jorge.

Em votação popular, foi eleito o Atleta do Ano na revista Placar em tempos onde a democracia estava refugiada em porões de uma feroz ditadura militar, usurpando esse direito do povo brasileiro por 20 anos. Em tempos de Diretas Já, o Doutor subiu em palanques, fez campanha igualmente feroz e apaixonada pelo voto direto e, num comício histórico diante de 1 milhão de pessoas e outras tantas em rede nacional, garantiu a brasileiros, paulistanos e corinthianos que ficaria no país se a emenda Dante de Oliveira fosse aprovada. Posou de D. Pedro semanas antes do alvinegro ser eliminado pelo Fluminense de Assis, Romerito, Washington e Tato na semifinal do Brasileiro de 1984. Reprovada a emenda Dante de Oliveira, Sócrates assinou com a Fiorentina.

Na Squadra Viola, o Dottore não foi feliz. Ficou por lá só uma temporada e pouco. Regressou em 86. Foi para o Flamengo jogar ao lado de Zico, que conhecia da seleção desde 1979. Marcado por lesões, quase não jogou. Após uma fracassada negociação para ingressar na Ponte Preta, Sócrates encerrou a carreira aos 35 anos no Santos de Pelé.

As minhas grandes lembranças de Sócrates, como aliás de muitos brasileiros com mais de 40 anos, como eu, certamente estão naquele time mágico da Copa de 1982, cultuado mundo afora não pelos títulos que não conquistou, mas sim pelo futebol vistoso, ofensivo, onde Sócrates, jaqueta com o número 8 às costas, era um dos virtuoses, um dos estilistas. São marcantes, para mim, o lindo gol contra a URSS e sua comemoração cheia de alegria, sorriso aberto e peito estufado, afora o gol contra a Itália, chute rasteiro, com categoria e classe para vencer um paredão chamado Dino Zoff.

O futebol, quase sempre alegre, hoje fica marcado por um momento que para nós, é triste. Vai-se o talento. Vai-se o homem, o caráter, o ser humano, a lealdade, a personalidade. Ficam na nossa memória os gols, os passes, os toques classudos de calcanhar, a categoria e o gênio.

Obrigado, Doutor Sócrates.

Nenhum comentário: