domingo, 20 de julho de 2014

Lições desaprendidas, o retorno

Inacreditável, mas ele vai voltar...

Nem Tite, muito menos um nome do exterior. A seleção brasileira terá novamente um velho conhecido do público em seu comando a partir da próxima terça-feira. Uma entrevista coletiva deve anunciar o nome de Dunga para regressar ao cargo que foi seu desde a saída de Carlos Alberto Parreira até a derrota diante da Holanda, na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Em que pese o bom retrospecto de Dunga, não é o que a seleção precisava neste momento. Todos - torcedores e imprensa - clamando por uma renovação da estrutura do futebol brasileiro a partir das divisões de base e, após a saída de Luiz Felipe Scolari, os erros continuam e a irritação do público só aumenta. Ninguém engoliu o aumento de poder a Alexandre Gallo, muito menos a contratação de Gilmar Rinaldi como o coordenador de seleções da CBF. O mesmo Gilmar Rinaldi que, na coletiva realizada nesta última semana, fez questão de esclarecer que não é mais empresário de jogadores. E por que fez questão de afirmar isto com veemência? Quem não deve, não teme, não é mesmo?

Gilmar foi companheiro de Dunga como jogador no Internacional e na seleção brasileira. E foi esse passado que provavelmente influenciou na decisão do retorno dessa polêmica personagem ao centro das atenções. Como muita gente sabe, Dunga incomodou muita gente - principalmente na Rede Globo - pelos privilégios que a emissora deixou de ter ao longo da Copa do Mundo de 2010. Não deixa de ser irônico que o grande inimigo daquela ocasião esteja de volta. E para quem diz que a CBF abre as pernas para a emissora carioca, a volta de Dunga soa como um soco, daqueles bem doloridos, bem no meio das partes baixas.

Só não sei se realmente é o que esperávamos. Aliás, acho que ninguém contava com essa. A vinda de Tite só aumentaria o "cordão" de gaúchos que tomaram conta do comando técnico da seleção desde 2001, com exceção da vinda de Carlos Alberto Parreira, um carioca. A volta de Dunga, mais do que dar continuidade à "República dos Pampas", é um retrocesso. O Brasil está ridicularizado após o 7 x 1 sofrido em seus próprios domínios diante da Alemanha e não é Dunga quem vai recuperar o moral da seleção.

Cabe lembrar que em 2010, embora - repito - tenha tido um bom retrospecto até a derrota diante da Holanda, morreu abraçado a jogadores como Felipe Melo, em quem depositava todas as suas fichas e em suas convicções, abrindo mão de Neymar e PH Ganso, que poderiam ser boas opções no banco de reservas. Tal como Scolari, Dunga não tinha alternativas em seu time. Alguns dos jogadores que ele levou  para aquele Mundial são dignos de risada. 

Enfim, é isso. Parabéns (só que não) a José Maria Marín e Marco Polo Del Nero, os mandatários da CBF, pela teimosia e pela inoperância de não mexer na estrutura e não ousar trazer um técnico estrangeiro. Venceu o corporativismo. Venceu a ignorância. Venceu o comodismo.

O preço poderá ser muito caro: poderemos ver o Brasil fora de uma Copa do Mundo brevemente. É só continuarem com os erros que isso vai acontecer.

Nenhum comentário: