sábado, 11 de novembro de 2006

Os F-1 que nunca correram - VIII

Eis a oitava atração da série dos Fórmula 1 que jamais riscaram o asfalto de uma pista de GP numa corrida.

A estrela da vez é o Eurobrun ER188B, da temporada de 1989.

A equipe formada por Gianpaolo Pavanello, da Euroracing (que alinhou as Alfa Romeo de 1982 a 1985) e Walter Brun, que mantinha com relativo sucesso um time semi-oficial da Porsche no saudoso Grupo C do Mundial de Marcas, estreara em 1988 com um carro convencional de motor Ford Cosworth, pilotado por Stefano Modena e Oscar Larrauri. O melhor resultado foi um 11º lugar no GP da Hungria - mais do que razoável para um time novato.

Para o ano seguinte, o projeto de Mario Tolentino e Bruno Zava sofreu revisões radicais na aerodinâmica e o motor foi trocado. Passou do Cosworth para o duvidoso Judd, também de oito cilindros. O piloto no início do ano foi o suíço Gregor Foitek, que na Fórmula 3000 provocou um monumental acidente em Brands Hatch onde Johnny Herbert quebrou as duas pernas e o promissor francês Michel Trollé abortou sua carreira no automobilismo.

Foitek só conseguiu passar da pré-qualificação com o ER188B na primeira prova do ano, o GP do Brasil, no Rio de Janeiro. Mas com o 29º tempo, ficou fora do grid - na época (bons tempos!) havia 30 carros nos treinos oficiais e 26 vagas.

De Imola até Spa-Francorchamps, o piloto helvético só colecionou fracassos e, muito mais por culpa do carro ruim do que dele mesmo, foi afastado da equipe. Oscar Larrauri, fiel piloto de Walter Brun, foi recrutado para tentar o impossível já com o novo carro, o ER189, projeto de George Ryton e Roberto Ori.

Não deu certo: o argentino também não se classificou para nenhuma corrida naquele ano de 1989 e a Eurobrun entrou para a história como uma das diversas escuderias que jamais tiveram um de seus carros correndo em uma temporada de Fórmula 1.


2 comentários:

Anônimo disse...

Diziam na época que esse Foitek era um perigo, parece que teve muitos problemas na F3000,estava sempre ligado a acidentes.
Agora ,ver essa foto ,putz!Dá uma saudade danada dos primeiros anos do retorno dos motores aspirados 89 ,90 e 91.Na minha santa ignorancia acreditava realmente que os bons tempos estavam de volta.
Acho que as fabricas acabaram com espetaculo .Não engulo hoje em dia 22 carros no gird.
Já imaginaram uma F1 sem as fabricas?
Os motores seriam, Judd,Ilmor,Hart,Motore Moderni,Neotec,Life... etc.
Tá bom!Tô viajando mesmo.

Jonny'O

Anônimo disse...

Eurobrun, !!!!

caraca essa desencavou do fundo do baú ! nem me lembrava mais que tinha existido mas tb depois de ler sua trajetória não é dificil saber pq não me lembrava.