quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Os F-1 que nunca correram - X

A décima "estrela" da série por mim apresentada não vem de um construtor qualquer.

Trata-se de um dos projetos de um mito das pistas que nunca deu certo.

É a Ferrari 312 B3 Spazza Neve.

Este carro foi idealizado pelo então engenheiro chefe da Casa de Maranello, Mauro Forghieri. Naquela época, a Ferrari perdia terreno para os "garagistas" ingleses Lotus, Tyrrell e McLaren, todos com os motores Ford Cosworth V-8 de 450 cavalos. O Comendador Enzo achava inconcebível que suas máquinas, dotadas de poderosos motores de 12 cilindros flat, perdessem para um grupo de construtores 'sem alma'.

Forghieri então foi à luta. Conseguiu que pela primeira vez a equipe italiana abandonasse o sistema de construção de chassis em treliça e encomendou à firma inglesa Thompson o desenho de um monocoque em alumínio. Com base no projeto da 312 B3 que estrearia naquele ano de 73, ele fez profundas e espantosas alterações de aerodinâmica, pouco convencionais para a época.


Notem pela foto que o desenho do spoiler dianteiro se assemelhava, de fato, às pás próprias para a retirada de neve, fixadas em tratores ou até caminhões. As cavidades frontais são as entradas de ar para os radiadores.

Além disso, este modelo tinha um perfil muito mais largo que os monopostos de F-1 na época, num conceito que lembra bastante o carro-asa introduzido por Colin Chapman em 1977.

E o posicionamento do espelho retrovisor? Notaram alguma semelhança com outra Rossa?

O carro foi para a pista de Fiorano a fim de ser testado por Jacky Ickx e Arturo Merzario, que defenderiam a escuderia naquele ano de 1973. Ambos foram unâmines: o Spazza Neve era de fato um carro muito ruim e difícil de ser acertado. Reza a lenda que é o pior carro que a Ferrari já teve em toda a sua história - mais até que a F92A, de 1992.

O Spazza Neve, coerentemente, é peça de museu. Mas vendo assim, até que as idéias de Forghieri não eram ruins. Só foram mal-aplicadas e ainda numa época em que a Ferrari dividia suas atenções entre a F-1 e o Mundial de Marcas, onde levaram pau do Matra MS670. O resto é história.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Forghieri sempre foi fiel a seu estilo,nunca imitou escandalosamente os rivais,mesmo nos anos seguintes as Ferraris eram de uma forma muito clara totalmente diferente dos carros ingleses ,mesmo em 79 ,quando a primeira ferrari asa entrou na pista para vencer o campeonato,o estilo diferenciado do Forghieri estava presente.
E esta Ferrari Spazza Neve é linda ,tá certo sou um Ferrarista,mas isso não pesou em nada!

Jonny'O

Anônimo disse...

O f92A até que era um conceito radical muito interessante e pessoalmente o achava lindo, mas como dizia o Comendador "carro bonito é aquele que ganha corridas"
e nisso o f92A foi realmente um retubante fracasso.

dizem que o conceito estava certo mas o motor não ajudava, pois era fraco, beberrão e pesado mas talvez fosse um carro complicado demais pra épocaque sabe algum dia esse conceito de "fundo doppio" reapareça ? achei o carro da Red Bull deste ano algo parecido . será que viajei ?