domingo, 12 de novembro de 2006

Pérolas mutantes

O Youtube, com o perdão da expressão, é foda... e também quem descobre certas pérolas e coloca elas no site.

Como apresentações, pasmem, dos Mutantes, nos anos 60.

Vejam só essas: a primeira, apesar do áudio estar um lixo, é "Quem tem medo de brincar de amor?", do disco A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado. O visual do grupo, que era hilário, beirando o bizarro, mostra Arnaldo vestindo uma roupa de colegial comportadinho e Rita, de óculos e tocando maracas, desafiando a censura vigente e trocando o verso principal para "Quem tem medo de fazer amor?" - que aliás era o título original da canção.

O número seguinte (com o áudio beeem melhor) é "Panis et Circensis", faixa que abre os trabalhos do primeiro disco do grupo.

Ambos os vídeos são de um programa da TV Cultura, em 1969. Isto explica os jovens sentados e comportadinhos no vídeo. Coisas dos anos de chumbo...

Obviamente, um clássico da TV e que muita gente já viu em retrospectivas (eu me incluo, claro), é a apresentação do grupo junto com Gilberto Gil no Festival da Record em 1967, tocando a excepcional "Domingo no Parque", onde por sinal pela primeira vez as guitarras elétricas gritaram na música popular brasileira. Um momento inesquecível.

A juventude daquela época era feliz e não sabia... ou sabia?

Nenhum comentário: