sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Os F-1 que nunca correram - XI

Lá vamos nós para o décimo-primeiro astro da série.

É o segundo carro japonês que fracassou nas pistas: no caso, um bem mais recente.

Trata-se do Dome F105.



Presente em competições de Fórmula Nippon, Protótipos e Grã-Turismo como equipe ou construtora, a Dome resolveu estudar em meados dos anos 90 a possibilidade de construção de um Fórmula 1.

O primeiro passo foi dado em 95, visando uma possível estréia em 97. Nesse ínterim, o carro ficou pronto e um acordo com a Mugen para o fornecimento dos motores V-10 da subsidiária da Honda foi acertado.

Shinji Nakano e Marco Apicella, veterano piloto italiano radicado no Oriente, foram escalados para o desenvolvimento do carro que, em seu primeiro teste no ano de abril, completou somente 18 voltas.

O carro faria depois apenas mais 550 km de teste antes do primeiro confronto direto com a turma da F-1: um treino após o GP do Japão, em Suzuka, com Naoki Hattori a bordo.

E veio a decepção. O Dome F105, com pneus Goodyear, foi mais de oito segundos mais lento que a pole position obtida dias antes por Jacques Villeneuve, com a Williams-Renault - só foram melhores que o lentíssimo Giovanni Lavaggi, à época na Minardi.

Como resultado do fracasso, os patrocinadores se retraíram, a Dome não arrumou o budget necessário para a temporada de 1997 e o projeto foi abandonado. Depois disto, o construtor nipônico direcionou seus projetos para as 24 Horas de Le Mans, construindo o modelo S101 que, com motores Judd e Mugen, fez boas corridas na mais tradicional prova longa do planeta.

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