Catorze de julho de 1973. Neste dia, no circuito de Silverstone, houve um dos maiores acidentes da história da Fórmula 1.
Cortesia do tresloucado sul-africano Jody Scheckter, à época apelidado coerentemente de troglodita, que ao rodar com seu McLaren M23 em plena curva Woodcote ao fim da primeira volta provocou uma colisão monstro que eliminou além dele, outros 10 pilotos.
O vídeo que achei no Youtube mostra as imagens da prova pela transmissão ao vivo da BBC (mas sem áudio), com o detalhe da rodada do novato e o momento em que ele recebe em cheio o impacto do Brabham de Andrea de Adamich, que fraturou os dois tornozelos e ficou preso mais de 1h30 nas ferragens do carro, mergulhado numa banheira de gasolina - pois o tanque se rompeu no choque.
Graham Hill foi quem salvou Adamich, que nunca mais correu na Fórmula 1.
Na imagem, dá pra ver os destroços, por exemplo, do BRM número 20 de Jean-Pierre Beltoise, o Surtees 31 de Jochen Mass, totalmente em branco, e um outro carro da mesma escuderia, que creio seja de José Carlos Pace. No acidente, duas equipes perderam seus carros inscritos. Além da Surtees, os dois Shadow de George Follmer e Jackie Oliver não voltaram para a segunda largada. Outros que bateram foram Graham McRae (Iso-Marlboro), David Purley e Roger Williamson (ambos com March). A corrida foi vencida por Peter Revson, com Peterson em segundo e Hulme em terceiro.
Mas o acidente provocado por Scheckter foi sem dúvida uma das mais aterradoras imagens do automobilismo em 1973.
Um comentário:
Incrivel!!
Tai uma coisa impossivel de resolver, pode ser no circuito mais seguro do mundo .Se o acidente acontece nas primeiras voltas e na reta,não tem jeito,é panca pra todo lado.
Jonny'O
Postar um comentário