Na semana onde se celebrou o acordo entre a entidade e a GPMA, o grupo das montadoras que ameaçou criar uma competição paralela - sem a Ferrari, diga-se - o britânico acena com a possibilidade do retorno aos motores turbo, daqui a cinco anos.
"Com motores limitados a 15 mil rpm e movidos a Biocombustível", promete o cartola.
Pois é, viveríamos uma nova "Era Turbo" como quando a Renault se tornou a pioneira no desenvolvimento desses motores que, na palavra de Colin Chapman à época, 'não roncavam, pipocavam'.
Os franceses investiram pesado e perderam o privilégio do primeiro título quando os motores já estavam atingindo o píncaro do desenvolvimento. A primazia coube a Nelson Piquet e aos alemães da BMW, com um foguete em forma de quatro cilindros em linha equipando o lindo Brabham BT52 de 1983.
Spirit-Hart de 1984, testado por Emerson Fittipaldi no Rio
A equipe faliu vítima dos custos altos da Era Turbo
O problema é que a busca de potência e competitividade começou a gerar custos altíssimos e a categoria, que tinha uma média de 25 carros por corrida, se tornaria proibitiva em 1987. E foi quando a mesma FIA que hoje quer os motores turbocomprimidos de volta, abriu o caminho para a volta dos propulsores de aspiração normal, como o velho Ford Cosworth, rebatizado DFZ e com 3,5 litros de capacidade cúbica.
E mesmo a atual fase dos motores aspirados, que sobrevivem desde 1989 com variações entre 3,5 e 2,4 litros, estava custosa demais para as escuderias. O jeito foi "congelar" partes dos motores dos atuais fabricantes - Honda, Toyota, Ferrari, Mercedes, BMW e Renault - limitando o desenvolvimento e os giros em 19 mil rotações por minuto.
Até uma Electronic Control Unit (ECU) padrão será usada. Cortesia da... Microsoft.
É a FIA engordando o bolso do bilonário Bill Gates.
E fazendo muitos torcedores de trouxas.
3 comentários:
Os caras não sabem mais como chamar a atenção.
Talvez todos são vitimas dos tempos modernos ,onde ter que gerar novas noticias e informações todos os dias.Antigamente nos jonais F1 só se falava uma vez por semana, e as revistas mensais é que davam os detalhes das corridas.
Enfim acho que esse monte de besteiras jogadas ao vento de hoje em dia ,é mais efeito do que causa.
Jonny'O
Tava esquecendo!
Esta foto Mattar, esta muito bonita,o angulo etc, e além do mais era muito dificil ver o Spirit com a carenagem traseira.
Jonny'O
Lado bom: os motores serão emitirão uma quantidade BEM menor de gases poluentes. O que vai acalmar os ânimos do pessoal do Greenpeace.
Lado ruim: Volta a carnificina.
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