terça-feira, 7 de novembro de 2006

Boa surpresa

Em meio a preocupante entressafra brazuca de bons pilotos de monoposto (assunto que vai dominar um tópico inteiro brevemente), eis uma boa - boa não, ótima - surpresa nos testes que vão acontecendo na pré-temporada da GP2 para o próximo ano.

O baiano Luiz Razia, líder do Sul-Americano de Fórmula 3, tem mostrado grande personalidade e sobretudo ótima adaptação a monopostos de grande potência e cilindrada. Recentemente, ele venceu três das quatro últimas provas do Europeu Masters de F-3000 no circuito do Estoril, em Portugal.


Razia: pronto para o desafio?

Agora, treinando com o Dallara-Renault da GP2, o piloto surpreendeu. Fez o terceiro melhor tempo com o carro da Racing Engineering - que neste ano teve em seus quadros o espanhol Javier Villa e o britânico Adam Carroll. Ele ficou atrás apenas de Jose Maria "Pechito" Lopez e de Lucas di Grassi, coincidentemente participantes do Renault Driver Development (RDD). "Pechito" andou com a BCN Competición e Lucas com a ART Grand Prix, atual campeã.

Razia diz ter aprendido muito com o engenheiro John Gentry, que foi rival de muitos pilotos brasileiros na Inglaterra nos anos 70. E ao contrário de muitos que vieram testando por diferentes escuderias nos últimos dias, o brasileiro trabalhou exclusivamente com a Racing Engineering, visando melhores acertos e a evolução do conjunto.

Sinceramente, mesmo com o automobilismo interno em crise, eu gostaria de vê-lo na Europa. Parece que Razia não é o tipo do piloto que se intimida com a diferença brutal do F-3 para o monoposto da GP2, que tem o dobro da potência. E meteu tempo em muita gente experiente, isso conta muito.

Na melhor das hipóteses, acho que o Brasil terá cinco pilotos correndo em 2007. Xandinho Negrão já está assegurado na Minardi by Piquet Sports. Lucas di Grassi merece, com certeza, uma vaga numa equipe mais competitiva que a Durango. Bruno Senna negocia com a ART e a iSport. Antonio Pizzonia deve fechar mesmo com a FMS de Giancarlo Fisichella, com quem tem constantemente testado. E Razia, se conseguir o budget necessário, é uma excelente opção para equipes médias e/ou menores.

Olho no baiano, amigos. Ele pode ser a boa surpresa brasileira da GP2 ano que vem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Razia, mais uma promessa tupiniquim mundo afora.

Nos testes da GP2 haviam mais brasileiros do que estrangeiros.

Nossa safra de monopostos está lá fora porquê aqui dentro não temos essa categoria ou porquê lá fora, é lá fora?!?

Anônimo disse...

Esse vai ser meu novo ídolo no automobilismo, pois ele nasceu em Barreiras, que fica próxima a minha cidade.

Ele teve um excelente desempenho no Masters da Fórmula 3000 com três vitórias em três corridas no circuito do Estoril no final de Outubro.

Boa sorte para ele, que ao contrário de certos pilotos que testam recentemente na GP2, não possui um pomposo sobrenome para abrir as portas para conseguir espaço em grandes equipes ano que vem.

Anônimo disse...

Vamos ver pessoal,vamos com calma!
Só saberemos quando chagar a F1.

Wallace, você conhece Luis Eduardo Magalhães a 90km de Barreiras?

Jonny'O