quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Reprovados no controle de qualidade

Carro bonito é aquele que vence, já dizia o lendário Enzo Ferrari. Por isso os modelos saídos de Maranello nos anos 60/70 não eram um primor estético - mas tinham ótimos pilotos, eram competitivos e venciam corridas.

Mas, e carro feio? Ou aquele que, por conseguinte, foi testado e reprovado?


Desencavando uma valiosa contribuição do sumidíssimo blogueiro Jonny'O (ele prefere navegar pelas plagas de Flavinho Gomes, o blog dele tem mais page views que o meu), aí estão relíquias do automobilismo que ficaram para o esquecimento, ou seja, despontaram para o anonimato.


Quem por exemplo foi o infeliz que teve a idéia de experimentar essa seção aerodinâmica frontal na McLaren de Ayrton Senna, em 1990?


A Ferrari é a campeã mundial das "experiências". Já vimos no blog a belíssima Spazza Neve, que não vingou.


Agora, vamos de dose tripla de vermelhinhos. Os dois modelos das fotos em P&B (reproduções de revistas) mostram Clay Regazzoni experimentando novidades em dois carros distintos da Ferrari - gostaria de saber quais, se alguém souber e puder identificar.


O terceiro carro é o modelo C3 de 1983, com um novo experimento de side pod. Notem que é Patrick Tambay, que corria com o carro 27, ao volante do 28, do seu então companheiro de equipe, René Arnoux.

7 comentários:

Anônimo disse...

CRUUUUUZES.... Que m**** de McLaren é essa? Tudo bem que este foi o conceito aerodinâmico adotado nos quinze anos seguintes... mas eles esqueceram de levantar um pedaço do carro, né?

Anônimo disse...

Tá louco Mattar,nunca sumi ora sô!!
Fui o unico a comentar sobre o final da motoGP!
Vamos ao trabalho.

Acredito que a Mclaren não estava entendendo o que estava acontecendo na época.
Aquelas Ferraris parece ser dos testes entre 1975 e 1976,quando proibiram aquelas entradas de ar enormes,essas fotos devem ser do desenvolvimento daquelas adotadas em 76.
Vou te mandar uma da Mclaren M26 que é bem estranha.

Jonny'O

Anônimo disse...

Aqui no Brasil também tivemos algumas poucas e tímidas experiências nessa área, antes mesmo do primeiro Copersucar, o FD01, que na verdade estava à frente do seu tempo em termos aerodinâmicos.
Nos anos 60, o único AC-Vê (Fórmula Vê construído por Anísio Campos) tinha uns spoilers que cobriam o eixo dianteiro VW.
Nos anos 70, Chiquinho Lameirão andou experimentando calotas no seu Polar da Fórmula Super Vê, como medida para minimizar o arrasto aerodinâmico das cavidades das rodas.
Nos 80, o mesmo inventivo Lameirão, naquela época chefe de uma equipe de Hot Car (ex Divisão 3), andou fechando diversas entradas de ar na frente de um Passat, exceto o mínimo essencial (radiador e freios), o que chegou a dar um ganho de 500 rpm na reta.

Anônimo disse...

essa mclaren foi feita logo após a Tyrrel aparecer com seu "bico alto' e apresentar bons resultados, alguem se lembra do Alesi em Monza dando um calor nas Ferraris v12 e ele de v8 ? então para não ficar para trástodo mundo começou a pesquisar o uso do "bico alto" só que esquecera mde avisar a eles que não bastava só levantar o bico do carro. hehehe

quanto as duas outras fotos da Ferrari a primeira foi um teste em monza em agosto de 1973 com ess a B3 modificada e parece, não sei ao certo, que era para testar as novas entradas de ar das cornetas de admissão do motor e o mesmo pode ser dito a respeito da segunda foto feita em 76 em Fiorano com essa estranhas tomadas de ar ao lado do capacete do piloto.
Infelizmente não tenho mais informações a respeito dessas e da terceira foto.

abs

Anônimo disse...

Ih gente falei besteira, inverti a ordem das fotos da ferrari, onde eu falei que era a primeira na verdade é a segunda e a segunda é a primeira, hehehe

abs

Filipe W

Anônimo disse...

a ferrari parece muito com o modelo de 83...a foto é do rio?
agora essa mclaren-frankstein...hahaha

Anônimo disse...

A segunda Ferrari é um chassi projetado na Inglaterra e que deu tão certo quanto a maioria das outras idéias mostradas nesta espiroqueta pseudo intelectual.

Beegola