terça-feira, 5 de dezembro de 2006

O resgate da história - II

É um carro? Ou uma charrete? Bem... você decide

Quem diria que este post teria um desmembramento... enfim, vamos em frente.

Recebi uma resposta ao post "O resgate da história", de um leitor irritadiço exigindo, praticamente, que eu falasse dos primórdios do automóvel no Brasil. Provavelmente ele fez isso, posso arriscar, porque quem trouxe o primeiro carro para cá foi um mineiro com um pé na França: ele mesmo, o pai da aviação (há controvérsias) Alberto Santos Dumont.

Em 25 de novembro de 1891, para ser exato, desembarcou no porto de Santos, proveniente do navio Portugal, o primeiro carro importado trazido por ele.

O carro era um Peugeot, com motor Daimler movido a gasolina, com 3,5 HP de potência e cuja aparência lembrava muito uma charrete. Daí a denominação francesa de voiturette ao veículo. O Peugeot foi adquirido numa cidade próxima a Paris, chamada Valentigney e custou 6.200 francos a Santos Dumont.

Como Alberto fazia constantes viagens ao exterior, o irmão dele, Henrique, foi o primeiro a ter a primazia de guiar o carro em 1893.

Muito tempo depois, em 1957, a Volkswagen construiu o primeiro carro totalmente feito no Brasil - a perua Kombi, dois anos antes da nacionalização do popularíssimo Fusca, que bateu o Ford T (Bigode) como o veículo mais vendido em todo o planeta - até ser suplantado por Toyota Corolla (hoje o número 1 em vendas de todos os tempos), e posteriormente pelo Ford F e pelo VW Golf.




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