Nunca uma decisão de qualquer categoria do automobilismo brasileiro foi tão aguardada quanto a do próximo domingo.
A Stock Car chega à finalíssima de Interlagos com cinco pilotos brigando pelo cetro de campeão - um deles em busca do tri e outros quatro lutam por uma conquista inédita em suas carreiras.
Tem mais um detalhe: descobriu-se que há 13 possibilidades do campeonato terminar num inédito empate. E mais: que quatro pilotos, numa dessas combinações, chegariam em primeiro.
O problema é o seguinte: que critério será usado para definir um campeão único? Todo o campeonato de 12 provas, ou somente os resultados do playoff? Imaginem vocês se o Cacá Bueno não for campeão o que o pai dele vai falar no "day after" da corrida paulistana.
Por sua vez, os bastidores às vésperas dos treinos já fervilham como o calor que faz aqui no Rio. É a dança das cadeiras movimentando o mercado de pilotos com vistas ao próximo ano.
A grande bomba é a saída de Giuliano Losacco da equipe de Andreas Mattheis. O atual bicampeão vai com armas e bagagens para a Vogel Motorsports e será o companheiro do aguerrido Thiago Camilo em 2007. Formarão uma grande dupla, sem dúvida nenhuma, tendo como parceiro um dos mais competentes preparadores e chefes de equipe do nosso automobilismo interno.
Isto posto, o "alemão" não pestanejou e trouxe sangue novo pra sua escuderia. Hoje foi anunciada a contratação de dois pilotos jovens e de excelente nível. Ricardo Maurício, a pequena grande fera da Stock, que conseguiu ir para o playoff num time considerado de médio porte, assinou por dois anos com Andreas Mattheis. E no outro carro, virá Marcos Gomes, filho do tetracampeão Paulo Gomes, cinco anos mais jovem que Ricardinho - e que assinou por três temporadas.
É a Stock a caminho da profissionalização definitiva. Mas que não nos esqueçamos da base, do kart e das categorias de monoposto especialmente, que estão à míngua.
E boa sorte para o Giuliano, o Ricardinho e o Marquinhos, que eles merecem.
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