quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Rapidinho, nô?

Lembra do Ukio Katayama? O terceiro ou quarto japonês a levar a Fórmula 1 a sério?

Pois é... tinha um locutor que insistia em chamá-lo de "Katagrama", porque o japa vivia fora da pista.

Mal ele deve ter se perguntado que isso podia ser em decorrência de um chassi ruim, como era o caso do modelo 020C, ineficaz com o motor Yamaha. E nem um novo projeto salvou a temporada dele, muito menos a de Andrea de Cesaris.

Apesar disso, Harvey Postlethwaite e Ken Tyrrell deram-lhe um voto de confiança para 1994. E ele correspondeu plenamente.

Fez dois quintos e um sexto em corridas, afora excelentes resultados em qualificações, sempre muito mais veloz que o já experiente Mark Blundell. E se ele não toca com Damon Hill em Hockenheim, hum... sei não. Talvez ele fosse o segundo, e não Panis, na prova que Berger venceu com a Ferrari.

Em 1995, contudo, um enorme acidente na largada do GP de Portugal abalou sua confiança. E ele encerrou carreira na F-1 dois anos depois, já na Minardi.

O mais atento leitor há de perguntar aonde eu quero chegar.

Le Mans, noventa e nove. Naquele ano, Ukio Katayama é um dos pilotos da Toyota, que tenta a vitória em sua última participação na prova, com o fantástico GT-Protótipo da marca.

Esse vídeo garimpado pelo amigo Fernando mostra o japonês mandando muito com o GT One, pouco depois da volta que lhe deu o recorde absoluto da pista (imbatível até hoje em corrida), antes do pneu do carro explodir a mais de 200 km/h. E vejam que car control o Katayama tem.

"Katagrama" os colarinhos...

Ele era mesmo rápido! E hoje dá uma de alpinista, escalando alguns dos montes mais perigosos do planeta.

4 comentários:

Anônimo disse...

Um cara que se gaba de possuir 30 anos de experiência tem um determinado ofício e não entende nada do assunto deveria estar demitido há anos, principalmente quando vemos gente bem mais nova (e competente) dando sopa em outras praças (tem dois muito bons no Sportv nem preciso citar quem são) e por um preço mais em conta, sem falar que são profissionais de verdade, diferente de alguns que por troca de favores costuma elogiar exageradamente certas pessoas do meio esportivo.

Pena que os japas só gostem de corridas e não da “Bola”.

Anônimo disse...

Puuuuuta merda, bem no retão é sacanagem... aliás.... La Sarthe é um espetáculo, consegue ser melhor que Nurburgring Nordschleife, eu sou louco por essa pista!!!

Sobre o Katayama sei lá.... eu não gosto de jogar muita pedra não, mas é coisa de quem só enxerga um palmo a frente do nariz, só o que está alí na frente... na F-1 e acabou... aí não dá!!!

E sobre as pistas.... você já jogou Gran Turismo 4? risos.... tem as duas pistas que citei acima, fora outras loucuras...

Ah, e tem esse espetácular (em todos os sentidos) GT One...

Anônimo disse...

Foi realmente muito bom o ano do Katayama em 1994 ,foi o melhor japones que apareceu na F1 antes do Sato.
Jonny'O

Anônimo disse...

bons tempos....