quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Festival de erros

Dando seqüência à série de estranhas trapizongas que a Fórmula 1 já conheceu, eis as loucuras que os engenheiros de três escuderias cometeram nos anos 70 e 80.

Em primeiro lugar, a Ferrari, com este bico de papagaio na dianteira do modelo 126 C4, durante um treino livre para o GP de San Marino, em 1984.


Abaixo, agora, a Arrows treinando em Paul Ricard com Marc Surer ao volante do modelo A6 e... dois aerofólios traseiros - um deles montado na dianteira.


Temos também a Tyrrell, em dose dupla. Aqui, em 1976 testando uma peça aerodinâmica no P34 do sul-africano Jody Scheckter.


E por fim, com este enorme spoiler dianteiro experimental no carro de Michele Alboreto, nos testes de pneus de Jacarepaguá, para a temporada de 1983.

5 comentários:

Anônimo disse...

interessante, o tyrrell de 6 rodas com um aerofólio estilo mclaren de 95(ou 94)?...mais ou menos 20 anos entre eles...
bons tempos dos testes de pneus em jacarepaguá!

Anônimo disse...

Quando vejo estas fotos fico morrendo de saudades dos projetistas:
Gordon Murray,Mauro Forghieri,Postlethwaite,Chapman,Maurice Philippe, Derek Gardner e Tony Southgate.
Que turma criativa,as ideias eram testadas na pista,davam a cara pra bater,se bem que não tinha outro jeito .
Hoje com o avanço da informatica e profissionalização das equipes não temos mais essas trapizongas ,ficou muito chato!

Jonny'O

Anônimo disse...

Grande Jonny´O,

realmente essas trapizongas eram legais , hj com o desenvolvimento tecnologico as coisas parecem ter se "homogeinizado" mais e tirado um pouco da ousadia de criar e experimentar essas idéias.

Agora,esse aerofólio dianteiro da Tyrrel lembra muito, (acho que o propósito é o mesmo), o da primeiro modelo Toleman pilotado pelo Senna, ou eu tô viajando ?

abs

Rodrigo Mattar disse...

Filipe, muito antes do Toleman, tivemos o Brabham BT46 Alfa Romeo do Niki Lauda e do John Watson, lembra? Projeto do Gordon Murray, pra mim o engenheiro mais criativo que a Fórmula 1 teve a chance de conhecer.

Anônimo disse...

Filipewww e Mattar,meu monitor está muito escuro e não posso ver muito bem esse Tyrrell,mas acho que a maior diferença entre o Toleman e o BT46 é que o carro do Byrne embaixo dos radiadores tinha um fundo asa para gerar efeito solo.
Vou pesquisar!

Jonny'O