Hoje vamos em dose tripla. Nada menos que três modelos da Honda são os destaques.
"Mas três, ô moço dos gatos?", perguntaria o blogueiro mais incauto.
Sim, são três chassis Honda que só foram vistos em testes - o que é uma pena. Mostra que os japoneses estavam há alguns anos intencionados em retornar à F-1 depois do fim da associação com a McLaren.
Um ano depois que a marca abandonou a categoria máxima, eis que o modelo RC101 (acima) ganhou as pistas de Mine e Tochigi, lá no Japão, onde rodou diversos quilômetros em testes.
O desenvolvimento seguiu em 1994, com a adoção do RC101 B (abaixo), um carro cuja aerodinâmica lembrava muito a do Jordan de Rubens Barrichello naquele ano. Lembro de ler no anuário de Francisco Santos uma frase do presidente da Honda, comentando sobre o carro feito "nas horas vagas" pelos engenheiros nipônicos.
"Regresso? Só com novos regulamentos", sacramentou.
A gente sabe que a FIA trocou os pneus slicks em 1997 por esses horrorosos modelos com sulcos (sou frontalmente contra eles) e este foi um dos muitos tiros dados pela entidade na vã tentativa de mudar as coisas e trazer equilíbrio para a categoria. Mesmo assim, a Honda resolveu investir e quando todo mundo já usava os motores V-10 de 3 litros, ela começou a pôr em prática o seu retorno às pistas.
Contrataram Harvey Postlethwaite para ser o chefe técnico e o responsável direto pelo Honda Racing Development (HRD) e encomendaram um projeto de chassi para a italiana Dallara. O modelo F1-99 começou a rodar em diversos testes pela Europa, sempre com o holandês Jos Verstappen ao volante, conseguindo tempos muito promissores.
Entretanto, em 15 de abril daquele ano, durante um treino da Honda em Barcelona, Harvey Postlethwaite passou muito mal e faleceu vítima de um infarto fulminante. O projeto imediatamente foi abortado e a Honda foi associar-se à recém-fundada equipe British American Racing (BAR) para fornecer motores a partir de 2000.
O resto é história. A Honda regressou como dona de equipe este ano e venceu pela primeira vez depois de 38 anos - e não foi com Rubens Barrichello...
Um comentário:
Bem lembrado Mattar, é muito interessante o que vc disse sobre as horas vagas...
O carro de 99 prometia pelo menos resultados melhores que da atual Aguri.
Mas enfim ,agora a Honda está ai, e já venceu novamente ,39 anos depois.
Jonny'O
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