Mas pelo menos a equipe do farsante Andrea Sassetti, que depois de ver o sol nascer quadrado foi "convidada a se retirar" da categoria, correu uma prova em Mônaco, graças a Roberto Pupo Moreno.
Nos anos 70, outra equipe com cheiro de armação tentou sem sucesso disputar uma corrida. Trata-se da Kauhsen.
Alemão e milionário, Willi Kauhsen ganhou notoriedade em 1975, quando comprou as Alfa Romeo T33/3 do Mundial de Esporte Protótipo. Caiu no ridículo quando pintou nos carros vermelhos uma marca de salsichas - Redlefsen. As vitórias não tardaram a aparecer e pintou junto o valioso apoio da Campari.
Em 76, o WKRT disputou a Fórmula 2 e o brasileiro Ingo Hoffmann chegou a ser piloto da escuderia. A trajetória da equipe nos dois anos seguintes foi errática e portanto foi uma surpresa quando Kauhsen anunciou em fins de 78 seu projeto mais ambicioso: uma escuderia de F-1.
Ele encomendou um projeto ao engenheiro Klaus Kaptiza, para correr com o usual motor Ford Cosworth DFV e pneus Goodyear. Patrick Neve iniciou os primeiros testes de pista e tão logo a equipe começou o desenvolvimento do carro, a FIA vetou a presença do Kauhsen nas primeiras provas do ano de 1979.
Motivo: Willi pagara a caução de US$ 30 mil exigida na época pela entidade com um cheque, digamos, voador.
Até que a pendência se resolvesse, o Kauhsen ficou fora das quatro primeiras provas do ano. A equipe apareceu enfim no GP da Espanha, prova que marcou a segunda e última vitória de Patrick Depailler na Fórmula 1.
Entre 27 inscritos, o italiano Gianfranco Brancatelli, escalado para andar com o carro, foi o último, a 8s74 do pole position.
Nova tentativa e novo malogro duas semanas depois em Zolder, na Bélgica. Brancatelli não conseguiu extrair do Kauhsen nenhum potencial e ficou a 13s35 da pole de Jacques Laffite.
O multimilionário alemão caiu em si que a aventura não daria em nada e encerrou logo depois o ambicioso projeto.
2 comentários:
Grande Mattar,
Rapaz, eu lembro quando vi pela primeira vez a foto da apresentação do Kauhsen em 79 em uma revista ,na epoca o primeiro prototipo tinha um aerofolio trazeiro bem ao estilo do Toleman de 83,lembra?
O interessante é que o Arthur Merzario comprou esse carro e correu com ele como um novo modelo A4 todo amarelo,logico ,não deu em nada.
Jonny'O
Mais uma história divertidamente bisonha sobre os anos românticos da F-1.
Caução de US$ 30 mil? Outros tempos...
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