quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Relíquia XIII

Contribuição do bravo Jonny'O, que garimpou mais uma relíquia automobliística.


A máquina da foto é a Ferrari 312 P/B, preparada de acordo com o regulamento do Mundial de Esporte Protótipos de 1974. Notem a tomada de ar central e a enorme asa traseira.

Ao volante, o ítalo-suíço Clay Regazzoni, que como tantos outros pilotos da época, faria a "dobradinha" F-1 / Protótipos que teve no ano anterior como destaques os pilotos Carlos Reutemann, José Carlos Pace, Jacky Ickx e Arturo Merzario. Apenas Tim Schenken e Brian Redman não faziam a categoria máxima na época com assiduidade.

Cansada de levar ferro na F-1, a Ferrari - que até 73 dava uma certa prioridade aos protótipos (ganharam o Mundial de 72 mas perderam no campeonato seguinte para a Matra) - resolveu investir mais nos monopostos. O resultado foi a contratação de um certo Luca di Montezemolo, então com 24 anos de idade, para ser o diretor esportivo da Casa de Maranello. E a Ferrari abandonou por muito tempo as provas de protótipos.

Voltariam, em caráter extra-oficial, com a Ferrari 333SP, concebida no ano de 1995 e que esteve nas pistas até 2003 - inclusive com (suprema heresia para os Ferraristas) dois carros que receberam motores Judd e foram apelidados de "Fudd".

2 comentários:

Anônimo disse...

Foi a grande sorte da Matra essa Ferrari não correr em 1974.
Tem gente que não vai gostar!

Jonny'O

Anônimo disse...

não exatamente uma grande sorte, na verdade se lermos entrevistas de pilotos daquela epoca de 60 e 70 diziam a mesma coisa, enzo ferrari não centrava o foco e faltava dinherio para ambas as categorias. revendo a grand prix nacional 1, eles realmente comentavam que a ferrari de 73 tinha problemas de aderencia, então isto justifica os dois enormes aerofolios na frente e atras. sabia que eles tinham carros prontos para correr e que desistiram de ultima hora, mas foi muito legal mesmo ver esta imagem.
abraço a todos.