Por que?
Porque pelo menos havia chance para os construtores independentes.
A última equipe a tentar foi a WCM, riscada do mapa quando no início do ano tentou fazer um protótipo mandrake com chassi Harris e motor KTM, ainda associando a Bimota ao projeto. Tremenda loucura!
Mas tem uma que, com valentia, resistiu o quanto pôde no Mundial: a Paton.
Roberto Pattoni é hoje o homem por trás deste sonho, que tomou forma há muitos anos atrás e passou de geração para geração até chegarem os anos 80 e 90, quando cada vez mais o investimento das fábricas se tornou maciço, minando qualquer possibilidade dos construtores independentes.
Pontuar já era uma vitória e quando a Paton conseguia, mesmo sem tanta tecnologia, era uma façanha digna de aplausos.
Mas os tempos mudaram e com a entrada do formato atual, com máquinas de 4 tempos e capacidade de 900 centímetros cúbicos no motor, a Paton perdeu o prumo. Suas últimas aparições foram melancólicas, a ponto de em 2001 não conseguirem se classificar para nenhum GP.
Abaixo, está a foto da última Paton de 500cc, batizada PG500 RC, usando o quadro da Cagiva C594 (acredite quem quiser!). O piloto é o eslovaco Vladimir Castka.
A foto acima é da máquina de 1995 e o piloto é o francês Jean-Pierre Jeandat.
Um comentário:
Maravilha,
Como foi teimosa essa Paton,os caras faziam tudo,até o motor.
Tem um site ,Paton.it,em que tem fotos de todas as maquinas contruidas por estes incriveis malucos, e vale lembrar que hoje em dia eles constroem uma réplica da Paton 500 do inicio da decada de 70, uma bicilindrica 4 tempos, o Mattar vai comprar uma.
Jonny'O
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