segunda-feira, 14 de agosto de 2006

As verdadeiras páginas da vida - I

Sim, eu sei que estou escrevendo demais sobre automobilismo, deixando outros assuntos de lado.

Aqui no blog também falo sério sobre a vida real. E o que tivemos no último fim de semana foi a prova cabal de que a audácia do PCC não tem limites.

Um repórter e um técnico da Rede Globo de São Paulo foram seqüestrados a metros da emissora, quando tomavam um prosaico café numa padaria. O técnico foi libertado primeiro. O repórter só sentiu o gosto da liberdade depois que a emissora exibiu um DVD com imagens de homens encapuçados (aos moldes e ao gosto da FARC e da Al-Qaeda), fazendo exigências e desafiando a polícia e os políticos que, segundo eles, são seus inimigos declarados.

O "povo" ficou de fora. Mas, por que é que nós, "povo", é que sofremos mais?

É claro, porque em geral somos umas bestas.

Em tempos de eleição como a deste ano, a maioria se deixa levar por rostinhos bonitos, falsas promessas que não são nunca cumpridas e por agradinhos. Na periferia, uma camisetinha nova vale um votinho na urninha eletroniqunha. E assim (des)caminha a humanidade...

Já que São Paulo é hoje o alvo do maior teor de violência - o Rio não fica muito atrás, creiam - é bom dizer que a cidade e o estado ficaram por muitos anos nas mãos de políticos incompetentes, com pouco gabarito para resolver questões fundamentais como a segurança pública.

No tucanato paulistano é que a coisa pegou.

As administrações Covas / Alckmin foram um desastre nesse sentido. FHC, o presidente mulatinho, além de enfiar o país numa recessão monstro e entregar de vez o que era "nosso de verdade" para a Festa do Caqui que foi o sem-fim de privatizações, empobreceu não só o povo brasileiro como também o sistema educacional.

A criminalidade, cada vez maior e mais assustadora, encontra na junção destes dois fatores - pobreza e educação zero - o nicho perfeito para se desenvolver e proliferar.

Falta a base para este país. E o presidente Lula, que pegou um rabo imenso de foguete, ainda foi "premiado" com uma quantidade de escândalos nunca vista, pelo menos nos meus 35 anos de vida. O que não se pode dizer é acusá-lo de omissão. Muitos corruptos e ladrões foram punidos, cassados, presos ou simplesmente renunciaram.

O problema é que muitos deles estão por aí, pedindo os seus votos. Pobres paulistas e paulistanos, que terão de ver mais uma vez gente do calibre de Paulo Salim Maluf e João Paulo Cunha querendo roer o osso do poder por mais quatro anos.

O Rio não fica muito atrás, com seus Dornelles, Rodrigos Maias e quejandos.

Como disse Chico Anysio em histórica entrevista para o Pasquim, de forma genial:

"Eu mifu... você sifu... nós nusfu"

É por isso que, com todos os defeitos deste governo federal, fecho com Lula para presidente e com o PT em todos os outros cargos - de governador a deputado estadual.

Estas sim são as verdadeiras páginas da vida. Páginas tristes, de violência, violação dos direitos, de desumanidade, corrupção e banditismo.

Que só dependem de nós para serem riscadas do mapa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fecho com Você e assino logo após seu nome.