terça-feira, 29 de agosto de 2006

Relíquia XI


Mais uma foto da coleção de relíquias do automobilismo nacional. Este carro todo mundo sabe qual é: é o Avallone-Chrysler, cópia do Lola T222 que a marca fundada por Eric Broadley alinhou na Série Can-Am.

Muito bem. Então proponho o seguinte: quem é o piloto dentro do carro?

E mais: que competição este carro e este piloto ganharam nos anos 70?

Queimem a mufa... participem!

16 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,

Os campeonatos fopram todos da D4 até o surgimento do Berta-Hollywood e o piloto da foto é o Jan Balder, provavelmente em Tarumã, onde chegou a frente do Avallone, que era o dono desta equipe.

Abraços.

Rodrigo Mattar disse...

Grande Caíque... você matou parte da charada... mas vamos lá... quero que você ou os outros fanáticos falem mais sobre esse carro e o piloto.

Anônimo disse...

Rodrigo,

Este carro foi o primeiro grande carro de corridas feito no Brasil, usou motorização Dodge, Chevrolet e Ford (aliás este foi o melhor de todos, com o Nilson Clemente e este carro está sendo restaurado no Museu do Trevisan) , teve pilotos como Jan, o Prtóprio Avallone, Bragantini, Nilson Clemente, Pedro Victor, Lameirão, Pedro Mufatto (que foi um dos campeôes) , De Paoli (aqui do Rio, depois que vendeu a Lola T70), Kid Cabeleira, etc.
O mais legal é que na foto aparece o Chulam com o Espetacular Heve P6, patrocínio Colorado RQ, nº 77. Vendo estas fotos fico com BANZO.

Rodrigo Mattar disse...

Como é que se chamava mesmo o Kid Cabeleira?!?

Anônimo disse...

Rodrigo,

Não sei ou não lembro. A unica certeza que tenho é que o Cabeleira era Mineiro.

Rodrigo, se der entre em contato comigo via e-mail, pois tenho um assunto para lhe falar e convidar.

Rodrigo Mattar disse...

Me passa teu endereço!

L-A. Pandini disse...

Rodrigo e Caíque,
Se não me engano, "Kid Cabeleira" era o apelido do mineiro Luiz Carlos Pinto Fonseca, que em 1972 comprou o Porsche 910 da equipe Z (Hollywood). No ano seguinte, correu de Avallone.

LAP

Rodrigo Mattar disse...

Grande Panda... matou! O nome dele era esse mesmo... Luiz Carlos Pinto da Fonseca. Pelo que vi em fotos da época, corria num Avallone vermelho.

Anônimo disse...

Caraca, parece que vocês estavam on line?
Eu ,pra variar,vou descordar de uma coisa.
Lógico que o Avallone era maravilhoso,mas siceramente os meus prototipos favoritos eram as engenhocas criadas aqui,nem é por nacionalismo barato,é por puro prazer de ver algo novo ,criativo.
Acho ,que copiar projetos de fora encarece e desestimula o desenvolvimento da engenharia por aqui.
Justamente por não termos grana nem todo um tempo historico pra acompanhar os estrangeiros.
Acho que este ciclo se repetiu na F3-Sulamericana,F-Ford, acabou com os projetos nacionais.
Falei!

Jonny'O

Anônimo disse...

Putz, cheguei tarde ! hehehe

todo mundo já matou a pau !

grande Jonny´O tb gosto muito das invencionices daqui como aquela doidera do "misto-quente", que estamos atras da foto, o joaquim por falar nisso me contou de um Lorena de dois motores, que nunca correu pq se revelou uma bomba mas deve ter sido interessante.

Anônimo disse...

Putz, cheguei tarde ! hehehe

todo mundo já matou a pau !

grande Jonny´O tb gosto muito das invencionices daqui como aquela doidera do "misto-quente", que estamos atras da foto, o joaquim por falar nisso me contou de um Lorena de dois motores, que nunca correu pq se revelou uma bomba mas deve ter sido interessante.

Anônimo disse...

Olá pessoal,
Filipe W, o Lorena com dois motores era o Jarama, feito pelos irmãos Jairo e Jair Amaro, construtores também do Jajá-Vê no RJ. Nunca chegou a correr, pois a junta elástica que unia os dois motores vivia quebrando, inclusive este carro, um Lorena com a capota cortada (spyder)era antrior ao famoso Fitti-Fusca de dois motores.
Quanto à foto, creio que Jan balder ganhou uma prova em Curitiba lá por 73. Atrás, no lado direito, não dá pra ver bem, mas aparenta ser um Mclaren grupo 7, carro argentino com motor Ford V-8 que aqui andou na equipe do Grecco. A propósito do Avallone, tenho a história completa do nascimento deste carro, mas vai em outro post.Abs a todos.

Anônimo disse...

grande Joaquim,

Sabia que vc tinha me contado essa história, mas não me lembrava de quem tinha construido esse lorena bimotor (tinha cismado com o Ricardo Aschar), pena que não deve ter nenhuma foto, se já é difícil achar fotos dos carros das antigas, imagina um que nunca correu.

abraço

Anônimo disse...

Rodrigo,

O Panda matou, mas me sinto feliz por estar mais ou menos na pista.
Meu endereço é

caique.pereira@uol.com.br.

Felipe, conforme conversamos na semana passada, o HEVE foi o grande protótipo nacional. Não vou falar do Bino, pois este é de uma época anterior e só foi feito um. Os Heve evoluiram do Patinho feio do Ashcar, passando pelo Patinho Feio dos Moraes e chegando ao P4, depois P5 e finalmente P6, no qual o Panda sentou semana passada e se mostrou mais feliz que criança com presente de Natal.

Anônimo disse...

Pessoal, desculpe a falha, o nome do protótipo dois motores era Jamaro e não Jarama.
Atendendo um pedido do Jonni'O, lá vai: em 1969 Antonio Carlos Avallone estava na Europa correndo de F-5000 utilizando um chassi Lola T140.16.Deu um porrão monumental e acabou com o carro. Neste ínterim, Eric Broadley - projetista chefe e dono da Lola Cars - fez o Lola T192 com chassi monocoque, abandonando os tubulares que foram usados por dois anos nos T-140 e T-142. Avallone então arrematou todo o estoque do Work team: dois carros e dois chassis completos mais um bom número de suspensões, caixas de direção, semi-eixos, cubos, freios, pinças, mangas, rodas e, completando o pacote, uma carroceria do lola T-163 e mandou tudo pra cá. Aqui montou a primeira unidade do Avallone - o A-11, aquele mesmo que participou das filmagens de "Roberto Carlos a 300 Km/H" - e cuja carenagem se acabou ao voar fora num treino em Interlagos com José Pedro Chateaubriand. Depois disto é que veio a carenagem acima, copiada dfa Lola T-222 Can Am. Os quatro primeiro carros Avallone Div-4 nada mais eram, na verdade, de Fórmulas 5000 carenados. Só as carrocerias eram nacionais, feitas pelo Gerry Cunningham, da Glaspac, afrontando assim seriamente o regulamento da categroia que postulava chassis e motores nacionais.

Alberto Gosaric TRANSPORTER disse...

Nao me lembro do piloto, mais me lembro sim das corridas no mineirao, na epoca tinha 10 anos de idade e meu fa era o marcelo campos, que em um dos treinos acho que foi num sabado morreu num acidente no final da reta do mineirao.
eu nessa epo era crianca mais ja tinha um kart e meu pai me levava todos os domingos para treinar no mineirao, nas pistas internas e no rio verde kart club.
me lembro bem do kid cabeleira, Marcelo campos, Toninho da matta, e se nao me engano emerson e piquet vinham correr tambem la.
um abraco