quarta-feira, 16 de agosto de 2006

O rojão alemão que nunca roncou nas pistas

Todo mundo sabe que a Porsche, quando fez o seu protótipo 917 na versão Can-Am estabeleceu um recorde de potência para os anos 70 em todo o automobilismo mundial.

O carro tinha um motor de 12 cilindros com turboalimentação. E os primeiros testes mostraram que ele podia chegar, fácil, a mais de 1000 HP. Em corrida, punham o bicho para andar com 880 cavalinhos - mas em ordem de marcha, num treino, o Porsche de Mark Donohue registrou 1100 HP. Era potência pra burro!

Mas a turma de Weissach tinha um outro ás na manga: um motor de 16 cilindros em V.

Isso mesmo, dezesseis cilindros, tal como o malfadado projeto da BRM de Fórmula 1, que construiu um propulsor montado em H, com os cilindros contrapostos.



O motor chegou a ser testado no circuito austríaco de Zeltweg exatamente no chassi número 027 do modelo 917, que servia de base para o projeto Porsche Can-Am, que teve início em 1969.

Não por acaso, o carro estreou com Jo Siffert na categoria americana em meados daquele ano.

O que ninguém tinha idéia, ou pouca gente sabe, é o que aquele motor V-16 desenvolvia.



A Porsche chegou a construir três destes propulsores. Tinham 6.943 centímetros cúbicos de cilindrada (86 x 70,4 mm) e a incrível potência de 755 HP a 8.200 rpm. O torque era igualmente absurdo - 73,4 mkg a 6.800 rpm.

Fica a pergunta:

O que a Porsche teria conseguido nas pistas com um rojão como este?

10 comentários:

Anônimo disse...

Nunca saberemos,como também não teremos resposta sobre o 16 cilindros Climax de 1500cc de 1965.
Dizem que como a F1 iria mudar mesmo para 3.0,a Climax aproveitou e apresentou esse 16 canecos talvez só pra fazer propaganda.
Nem ao menos operacional seria?
Vai saber.
O certo é que essas historias são apaixonantes.
Com certeza a Porsche deve ter chegado a conclusão de que com o turbo a coisa era mais simples e menos complicada.

Jonny'O

Anônimo disse...

Tinha recebido já a foto e ficha técnica deste "monstro" pelo Garimpador-Mor, Jonni Ó. Agora, com o background do Mattar (êpa, êpa!!) focou mais fácil. Abs. aos dois.

Anônimo disse...

Rodrigo
Poucas foram as vezes que vi uma foto de motor de competição tão bonita como esta...só perde para uma de um motor MATRA que tenho em um Livro Inglês.

Anônimo disse...

Esse Caique Matreiro nunca perde a oportunidade de nos lembrar do "Bleu de France".

Jonny'O

Anônimo disse...

proxima tarefa tentar arranjar alguma gravação do som do bicho !

Já imaginaram ? se o seis canecos de um opalão já faz um senhor esporro, o que dira dezzeseis deles !

tentei achar no site da Porsche um vídeo que ele tinham colocado para falar do novo 911 turbo e no dito vídeo falava do desenvolvimento dos motores turbo pela Porsche e, em dado momento aparecia algumas imagens dos 917/10 com patrocinio dos cigarros LM mandando ver no CAN-AM seguido pelas McLaren M20, pena que parece que este vídeo não está mais no ar, vou continuar procurando, mas para não deixar ninguem na mão, achei este no youtube de uma visitinha ao museu Porsche e no finalzinho aparece o motorzão flat-16.

abraço a todos.

http://www.youtube.com/watch?v=WCGA6A3mWoE

Anônimo disse...

Acredito que o pessoal aqui deve saber desse detalhe interessante dos 917/10 e 917/30, que era o chassi multitubular preenchido com ar comprimido e colocava mum manômetro no painel e a dica para os pilotos era, se baixar a pressão para !!!!! o torque e a potência eram tão absurdos que tinha o risco de rachar o chassi e baubau.

Rodrigo, se vc tiver a oportunidade de encontar com o Wilson Fittipaldi pergunta para ele como era dirigir esse canhão.

Anônimo disse...

Pô FilipiW, essa do ar eu não sabia, valeu!
Essa epoca dos prototipos entre 66 a 73 ,pra mim foi de longe a mais interessante.
Teve um carro o Piper (69,70)que era muito bonito ,mas o projeto parece que foi abandonado porque o proprietario morreu ,vi a foto dele em uma galeria de corridas de classicos de Le Mans.
Alguem sabe mais alguma coisa?
Foi o Caio de Curitiba que me enviou a primeira foto.

Jonny'O

Anônimo disse...

sem duvida de 64 a 73 foi a melhor epoca para esporte prototipos. vi uma foto do david piper uns 2 anos atras em uma revista portuguesa, ele estava bem velhinho mais vivo.
ele perdeu uma perna em um acidente nas gravações de le mans, tanto assim que no encerramento do filme tem um agradecimento a ele pelo sacrificio extraordinario.
posso mandar uma copia da 4Rodas em o wilsinho correu na interserie com ele, e so pegar mandar um scrap ou deixar endereço aqui mesmo.

Anônimo disse...

o david piper eu vi em uma revista portuguesa uns 2 anos atras. tava bem velhinho mais vivo.
mas não sei se foi ele mesmo que construi este carro, embora o unico piloto com este sobrenome daquela epoca seja ele mesmo, o david.

Anônimo disse...

Obrigado gente,eu já tava matando o Homi!

Jonny'O