domingo, 27 de agosto de 2006

O futuro é aqui

O título do tópico é um bom slogan publicitário para a GP2, disparada a melhor categoria de monoposto do automobilismo mundial.

Por que?

Ora, basta ver o nível das disputas na atual temporada, que principia por apresentar dois dos mais promissores valores do esporte em muitos anos - Nelson Ângelo Piquet e Lewis Hamilton.

Não é de hoje que se percebe que os dois seriam os protagonistas de um campeonato que chega indefinido à última etapa, dias 9 e 10 de setembro, na Itália. São dez pontos apenas separando o inglês do filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet.

E se por hora o conforto é de Hamilton, Nelsinho mostrou um poder de recuperação incrível.

Na prova do sábado deste fim de semana, na Turquia, o brasileiro foi avassalador. Pole, vitória de ponta a ponta e melhor volta. Um grand slam pra ninguém botar defeito. E 17 segundos de vantagem sobre o resto da tropa, Hamilton à frente.

O grande barato da GP2 é a mistura provocada pela inversão de posições do primeiro ao oitavo no grid para a segunda corrida, que é 60 km mais curta que a primeira - que inclui a troca obrigatória de dois pneus. E as provas de domingo costumam ser alucinantemente disputadas.

Mas não como a de hoje.

Foram tantas as alternativas que deixariam qualquer um de queixo caído, pedindo também para que a Fórmula 1 fosse 10% igual ao que é a GP2 - diga-se de passagem, a categoria é sensacional em qualquer circuito, mas numa pista como a da Turquia, a emoção foi redobrada.

Cortesia de Lewis Hamilton, que cometeu um erro besta na segunda volta, acho, e depois veio babando e ultrapassando um, dois, três... cinco... dez... catorze carros! Isso mesmo, catorze adversários! Não foram posições herdadas em quebras. Foram ultrapassagens, braço puro.

Claro que teve gente que vendeu caro, especialmente Nelson Ângelo e o alemão Timo Glock, sempre um osso duríssimo de se roer. Com pelo menos o terceiro lugar garantido, que lhe daria uma sobra de nove pontos a mais que o piloto da Piquet Sports, Hamilton continuou com o pé pesado, mesmo com os pneus dianteiros no osso: ultrapassou Adam Carroll de forma sensacional, cravou a melhor volta na última passagem e sacramentou o segundo lugar.

E o vencedor? Ah... foi o austríaco (que aliás nas transmissões aparece com uma bandeirinha que, se não me engano, é dos Emirados Árabes Unidos) Andreas Züber.

Mas, cá pra nós, quem é que vai se lembrar dele depois de ver Hamilton e Piquet dando aulas de pilotagem neste fim de semana.

GP2: definitivamente, o futuro do automobilismo passa por aqui.

5 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente , não vejo a GP2,é uma pena,pois queria ver e torcer pelo Nelsinho.
Tomara que sua opinião sobre o garoto esteja certo.
Jonny'O

Anônimo disse...

Duro foi assistir as “emoções” da IRL em Sonoma. Até manipular resultados eles andam fazendo, sem falar na falta de disputas direta na pista, marca da Indy original. Está até pior que a F-1 nesses quesitos.

Espero que com o novo carro a Champ Car faça jus à antiga Indy e tenhamos as velhas e boas disputas de volta.

Anônimo disse...

Nelson Ângelo Piquet vai de Honda em 2007 Rodrigo? O garoto está fazendo por merecer uma boa vaga na F-1.

Um grande abraço

Anônimo disse...

O Frank Williams deve estar arrependido com a escolha do Nico. O Nelson Angelo é bem melhor, pelo menos eu acho.

Anônimo disse...

O Nelsinho é bota mesmo.
Tambem acho ele melhor que o Rosberg. Tomara que confirme como piloto de testes da Renault. O futuro de F1 promete com estes novos pilotos