quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Os F-1 que nunca correram - II

A Honda é até hoje a única tentativa bem-sucedida dos japoneses na Fórmula 1 como Construtores - isto no quesito vitórias. A Toyota têm evoluído mas não chegou ainda a este patamar. E em meados dos anos 70, duas marcas se aventuraram na categoria máxima.

A Kojima, com chassis "chupinhados" do Hesketh 308C e do Williams FW05, disputou corridas e até volta mais rápida conseguiu.

Mas o Maki foi um retumbante fracasso.

Concebido por Keiji Mimura e Masao Ono, o projeto pretendia uma equipe 100% japonesa - incluindo aí motor construído no país e pneus Bridgestone. Mas o plano virou um ovo gorado: a Maki teve que participar com motores Ford Cosworth e pneus Goodyear. E seu primeiro piloto foi também um estrangeiro - o neozelandês Howden Ganley.

Ele tentou e não conseguiu a classificação para o GP da Inglaterra. Na Alemanha, quando tinha uma chance razoável, sofreu um acidente nos treinos livres, destruindo o carro. A carreira de Ganley na F-1 foi encerrada ali e ele terminou o fim de semana dividindo o quarto do hospital de Adenau com outro hóspede ilustre: Mike Hailwood.




No ano seguinte, com o chassi F101 revisado para a especificação C, mais fracassos. O reaparecimento do Maki, com esta pintura (acima) e patrocínio dos relógios Citizen, aconteceu no GP da Holanda. Mas Hiroshi Fushida não se classificou, muito menos para a corrida da Inglaterra. Tony Trimmer falhou em todas as tentativas e só correu na prova extra-campeonato em Dijon Prenois, onde terminou em 13º.

Em 76, uma última tentativa tornou-se um grande malogro. O F102A, além de feio demais, era muito ruim e Trimmer de novo ficou de fora, desta vez do GP do Japão.



Diante de resultados tão nulos quanto desapontadores, o projeto foi dissolvido e Masao Ono colaborou com novos desenhos para o Kojima que correu o GP japonês em 1977, no circuito de Fuji.


3 comentários:

Anônimo disse...

O Kojima de 77,até que era bonito,diferente;mas os Maki não tinham atrativo algum.Mas acho que valeu a pena,olha só,cá estamos nós falando deles,30 anos depois!

Jonny'O

Anônimo disse...

O Kojima recentemente foi encontrado e restaurado no Japão, acho que foi com esse carro que a bridgestone estreou na F1 na prova do japão de 77.

Anônimo disse...

Vale carros que quase nunca correram? Tipo F6. Além do chassis que torcia, qual eram os outros problemas
do carro? Bem, nem precisava. Abracos, Fred.