terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Ressurge a ChampCar?

O momento tão esperado chegou. Nesta terça, 23 de janeiro, começaram os primeiros testes para a temporada 2007 da ChampCar World Series - detesto o nome Fórmula Mundial e por isso não o uso aqui no blog.

Doze carros e treze pilotos foram para a pista nas duas primeiras sessões do "Open Test" no circuito curto de Sebring, na Flórida. E a vedete dos testes foi, sem dúvida, o novo chassi Panoz DP01, de bico alto como os F-1, câmbio com sistema paddleshift, motores Cosworth e pneus Bridgestone. Todo mundo gostou do carro, que foi dirigido nos primeiros testes por Roberto Pupo Moreno.

O tricampeão "Tião" Bourdais: ele é o cara!

No cômputo do primeiro dia, entretanto, nenhuma surpresa: Sebastién Bourdais, que testará novamente o F-1 da Toro Rosso, fez o melhor tempo - seis décimos mais rápido que o helvético Neel Jani, da PKV-Red Bull. Paul Tracy e o duo da RuSPORT, formado por Mário Dominguez e Justin Wilson, ficaram no mesmo décimo de segundo.

Entre os demais pilotos, andaram Jimmy Vasser, que deu umas voltinhas para "desenferrujar"; Graham Rahal, estreando na Newman-Haas; o francês Simon Pagenaud, pelo Team Australia; a dupla da Pacific Coast - Alex Figge e Ryan Dalziel; Katherine Legge pela Dale Coyne; Alex Tagliani com a Rocketsports e surpresa... Robert Doornbos pelo recém-formado Minardi Team USA.

Estranhou a ausência de brasileiros? É bom nos acostumarmos, porque pelo visto desde 1983 não teremos nenhum deles correndo na categoria neste ano.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ninguém segura o Tião!
Acho que o francezinho vai abocanhar mais uma,o rapaz pegou os segredos do negocio,acelera muito.
Mas fico com o pé atras com relação a categoria,o que realmente mudou?Só um novo chassis?
Sei lá,acho que os promotores deveriam ter sido mais ousados ,não dá para viver mais do passado ,muito tempo já se passou.
A formula nova se parece com as europeias ,F-Nissan,F-renault,F3000,e quantas outras monomarcas que se baseiam em um chassis e uma fabrica de motores.
Acho que deveriam ter olhado direito para os carros da rival IRL (quanto a aerodinamica) e aprendido um pouco.
De qualquer forma estou torcendo para que acertem e retomem o crescimento novamente.
Jonny'O

Anônimo disse...

"formula mundial" é invenção do emerson...(hehe)
mas e o grid? será que consegue chegar aos 20 carros?
eu torço pra esssa categoria...pra crescer, precisa atrair patrocinadores fortes...a RB pelo visto chegou.

Anônimo disse...

Os carros da IRL não são aqueles que se rodarem muito rápido saem voando e é monomarca?

Qual lição aprender com isso????

Ao menos os carros da Champ Car são 2007 e não um velho e carro Dallara de 2003.

Lauda

Anônimo disse...

Lauda ,
Me refiro ao limitado regulamento da IRL ,que alias não é monomarca .
Uma coisa é não gostar das provas de oval,mas não podemos negar que os carros IRL andam juntos sem aquele terrivel problema do carro perder a aderencia nas curvas.

Jonny'O

Anônimo disse...

Eles andam juntos é por contar da limitação de giros nos motores, coisa de categoria de segunda linha que não prima por ter um certame de nível técnico elevado, sem falar que diminuíram a cilindrada do motor (e voltaram atrás nesse ano) fazendo que o carro perdesse mais desempenho em relação os 3.5. que eram utilizados anteriormente e vão retornar em 2007. E aerodinamicamente... melhor nem comentar. O acidente do Tony Renna diz por si só.

Engraçado que o Hélio Castro Neves mudou da Cart para IRL reclamou justamente da falta de estabilidade nas curvas...

PS: a IRL desde a metade do campeonato de 2006 é totalmente monomarca de chassi (Dallara), motor (Honda) e pneu e não atualiza o equipamento desde 2003.

Lauda