É uma brincadeira com dois modelos de Fórmula 1 que passaram por incríveis transformações desde o seu lançamento até quando foram para a pista.
O primeiro é o lendário Brabham BT46, o carro que fez Niki Lauda deixar a Ferrari.
A concepção do primeiro modelo apresentado por Gordon Murray (em agosto de 1977) tinha como principal mote os painéis de arrefecimento montados sobre o capô do motor. Estes painéis eram semelhantes aos dos foguetes produzidos pela NASA e o engenheiro da Brabham tinha confiança de que esta seria uma inovação que revolucionaria a F-1.
Mas não foi o caso. O Brabham com painéis de arrefecimento tinha problemas de... superaquecimento no motor Boxer 12 cilindros da Alfa Romeo. E o jeito foi reestruturar a aerodinâmica do carro, com os radiadores passando para a seção dianteira.
Com o BT46, Lauda foi o quarto colocado no campeonato de 1978, vencendo os GPs da Suécia (este com um polêmico modelo dotado de ventoinha na traseira) e da Itália, com as punições a Gilles Villeneuve e Mario Andretti.
Abaixo, vemos a primeira geração do Toleman TG183. Projeto de Rory Byrne, este carro estreou no Grande Prêmio da Itália de 1982 e foi nocauteado por um acidente na variante Della Roggia, sofrido por Derek Warwick junto com Brian Henton, então na Tyrrell.
O TG183 ainda correria o GP de Las Vegas e, por ter alguma quilometragem a mais, já podia se considerar o carro melhor desenvolvido para o ano seguinte.
Porém, a FIA mudou o regulamento de forma radical, baixando o peso mínimo e pondo um fim ao carro-asa. Byrne rabiscou algumas linhas na prancheta e, como todos os outros engenheiros da época (ou quase todos), trouxe para a pista um dos carros mais interessantes daquele ano.
O Toleman TG183 na versão B aparece aí como o conhecemos, com Bruno Giacomelli ao volante. E notaram bem a coincidência da parte dianteira do carro britânico com o Brabham BT46?
Na Fórmula 1, tudo se transforma. E às vezes, se copia.
5 comentários:
O TG 183 foi um Fórmula muito interessante, e se tivesse um motor mais potente poderia ter dado muito trabalho. O Byrne sempre foi um ótimo projetista, Schumacher que o diga.
Fantástico essa matéria.
Posso estar enganado, mas acredito que o carro mais copiado na história da F1 tenha sido o FW11.
Fabio,
Os mais copiados foram o Lotus 72, o Lotus 78 e a Benetton Tubarão.
O Caique tem razão ,esse TG183 tinha um otimo chassis, mesmo o carro de 1984 o TG 184 era ainda o mesmo chassis com modificações na aerodinamica e suspensão traseira.
Jonny'O
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