terça-feira, 16 de janeiro de 2007

As novas máquinas de 2007

Surgem pouco a pouco os novos carros da Fórmula 1 para 2007.
O primeiro a vir foi o da Toyota, sábado passado. Sinceramente, não vejo nada demais na escuderia japonesa. Primeiro, porque investem um caminhão de dólares e não ganham nada. Aqui e alhures conseguem uma pole, um pódio... e só.

Pilotos? Quem há de achar que Jarno Trulli e Ralf Schumacher são capazes de fazer algo? Se eu sou da diretoria da equipe, invisto no Montagny (o piloto de teste), que é jovem, rápido e aguerrido.

No mesmo dia, pintaram na grande rede fotos do teste 'secreto' do Renault R27 comandado por Nelson Ângelo Piquet. Pelas imagens já deu pra perceber nítidas diferenças com a máquina do ano passado, que vão desde a seção dianteira até o posicionamento dos espelhos retrovisores. Viram como na F-1 muito se copia e pouco se cria, ultimamente?



O novo layout com o patrocínio da financeira holandesa ING, no entanto, será apresentado em breve, no lançamento oficial em Amsterdã.

Na esteira, veio a Ferrari com a F2007, um novo carro com grande parte dos conceitos aplicados na 248 F1, bico largo bem parecido com o da Renault e, surpreendentemente, muito mais vermelha do que nos últimos 10 anos.

O resgate da cor tradicional da escuderia de Maranello é um indicativo de que o patrocínio da Marlboro (que inclusive saiu do nome oficial da equipe) estaria com os dias contados? Veremos...

Felipe Massa andou com o carro nos primeiros testes. Kimi Raikkönen só o fará no dia 21, mas algo me diz - ainda - que o brasileiro será jantado pelo finlandês nesta temporada.

Ontem (segunda) foi a vez da McLaren apresentar com pompa e circunstância o novo MP4/22.

Estética e estruturalmente, o carro é muito semelhante ao modelo do ano passado. Mas há diferenças básicas. Uma: a nova dupla de pilotos - o bicampeão Fernando Alonso e a revelação Lewis Hamilton; outra: a troca das cores, predominando o cromado, mas com o toque vermelho do antigo patrocinador da Ferrari, a Vodafone.

O campeão e sua nova máquina: a caminho do tri?

A ida de Alonso para o time de Ron Dennis representará à McLaren e Mercedes uma faca de dois gumes: da responsabilidade de entregar ao espanhol um carro que lhe seja capaz de manter o número 1 na carenagem; e o aumento da visibilidade que a equipe terá principalmente com os patrocinadores espanhóis - e dois deles são fortíssimos (o Banco Santander e a companhia de seguros Mutua Madrileña).

Nesta terça, a BMW não fez muito alarde e lançou o modelo F1.07, que guarda muitas semelhanças com seu antecessor. A equipe que mais evoluiu em 2006 tem tudo para fazê-lo este ano, principalmente porque a dupla de pilotos já estará muito mais entrosada e a retaguarda dos ótimos test-drivers Sebastien Vettel e Timo Glock vai dar a Mario Thiessen e seus asseclas o suporte necessário para brigarem por muito mais pódios ao longo do ano.


5 comentários:

Anônimo disse...

Serão estes mesmos os carros que estarão na primeira corrida na Austrália? Duvido: sempre mudam alguma coisa... ...Agora uma certeza eu tenho a de que o Massa será "jantado" pelo Raikkönen; é óbvio, e não me venham com a ídeia de favorecimento que eu não acredito!

Anônimo disse...

Sempre espero com muita expectativa os lançamentos dos novos F1.
Mas com o tempo essa sensação vai diminuindo .
Nada de novo por enquanto,acho que o ultimo impacto foi o da Willians de 2004.
Este ano ao meu ver Ferrari e Mclaren fizeram uma evolução natural de seus modelos.
A Renault é que parece ter mudado mais seu carro,pelo menos é o que dá impressão pela foto,está mais compacta ainda.
A Sauber pra mim foi a que mais difere do modelo anterior,a pintura é a mesma ,talvez engane um pouco ,mas se olharmos atentamente veremos que o chassis é muito diferente do ano passado,que era o mais diferente de todos.
Tá tudo muito chato!

Jonny'O

Anônimo disse...

Jonny´O

Tô contigo e não abro, antigamente dava até angústia ficar esperando o lançamento dos novos modelos, mas hj parece que as equipes tem medo de tentar algo mais inovador, isso até é compreensivel com as grandes, afinal é manter uma coisa que já está dando certo, mas mesmo assim como vc bem disse é muito chato, cadê a as equipes menores que para tentar alcançar as grandes ? que compensavam a grana curta com muita criatividade ? gostaria de ver mais carros que que causaram rebuliço como a F92A, o Tyrrel 019, Arrows A2 e muitos outros que agora não me lembro.

Rodrigo Mattar disse...

O Arrows A2 não foi um grande carro, aliás, deixou muito a desejar, mas que foi uma revolução em estilo, ah isso foi. O aerofólio traseiro do carro era na altura mínima do regulamento. Sensacional!

Anônimo disse...

E as fotos da Ferrari 2007 nada hein?? Por que será???