sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Carsughi na área

É... a responsabilidade aumenta a cada dia. Ricardo Divila apareceu por aqui e tem contribuido bastante com o blog. Agora foi a vez de Claudio Carsughi, provavelmente motivado por uma resposta que eu dei no blog do Flavinho Gomes, me atrevendo a corrigi-lo sobre ninguém menos que Juan Manuel Fangio.

Na minha ótica, na entrevista que ele concedeu aos meninos do Grande Prêmio - e que foi ótima, por sinal - eu interpretei mal uma frase dele e dei uma conotação talvez errada ao que ele dissera sobre o penta do argentino em 1957, quando com uma Maserati 250F ele derrotou a Ferrari, com Mike Hawthorn e Peter Collins em Nürburgring, numa corrida até hoje considerada "épica". Achei que ele tinha falado que naquele campeonato, o Fangio tinha corrido com dois carros distintos.

E rapidamente o mestre tratou de enviar um e-mail esclarecendo:

Caro Amigo,

não me leve a mal, buracos na memória acontecem com qualquer um, sobretudo na minha idade. Mas esse não foi : em 1954 Fangio começou o campeonato correndo de Maserati e depois passou para a Mercedes. Assim a 17 de janeiro de 1954 Fangio, com sua Maserati, disputou e venceu o GP da Argentina, apos ter largado na primeira fila, com o terceiro tempo, atrás das Ferrari de Farina e Froilan Gonzalez (na época largavam na primeira fila os autores dos 4 melhores tempos).
Sucessivamente, a 20 de junho de 1954, no GP da Bélgica Fangio foi pole-position, venceu a corrida e ainda marcou a volta mais rápida, sempre com sua Maserati.
Foi somente a 4 de julho,no GP da França, em Reims, que Fangio estreou na Mercedes,fazendo a pole e vencendo a corrida.

Com um abraço
Claudio Carsughi



Nenhum comentário: